Espaço do Nando
“Sucessões e poder”
O início de 2013 parece mesmo estar marcado por um assunto em especial: sucessões. Tanto na religião quanto na política, “conclave” e “conchavos” estão em alta, aumentando as especulações sobre quem serão os futuros detentores do poder, tanto no Vaticano, como (pasmem!), no Brasil!
No Vaticano, como todos sabem, Bento XVI anunciou sua aposentadoria do papado. Alegou que a debilidade física proporcionada pelos seus quase 86 anos de vida tornou praticamente impossível que ele continue exercendo o maior cargo da igreja católica. Decretou a antecipação do conclave, onde será escolhido o seu sucessor.
Quanto aos conteúdos dos “documentos secretos” do Vaticano, o Papa já adiantou que irá mantê-los em sigilo, repassando tais relatórios ao próximo pontífice. A imprensa italiana afirma que o teor dos documentos envolve disputas políticas internas na igreja, corrupção, além de escândalos sexuais. Benza Deus! Se tudo isso for mesmo verdade, Bento XVI faz muito bem em renunciar!
Se na alta cúpula da igreja católica será feita a antecipação da sucessão em alguns dias, em Brasília parece que os políticos anteciparam o processo em mais de um ano! O PT já lançou o nome de Dilma à reeleição, e a partir de agora, muito provavelmente teremos no Planalto uma candidata, e não uma presidenta, o que é preocupante e imoral. Assim como Aécio Neves, que já faz da tribuna no Senado Federal um verdadeiro palanque, o que também não é de bom tom.
Como os senhores leitores podem perceber, o poder sempre causa burburinho e repercussão; seja nos lugares mais “sagrados”, como no Vaticano, bem como nos mais profanos, tal qual Brasília.
Fernando Freitas é funcionário público estadual e escreve às quartas feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário