quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Post do Luciano Esposto

Post do Luciano
PONTO DE VISTA

Virada do ano e todos fazemos um balanço daquilo que conquistamos ou até onde chegamos. Claro que isso não acontece com os adeptos da grande festança, pois a estes a lucidez só deverá voltar depois da quarta-feira de cinzas.

Mas aos normais resta fazer um bom balanço daquilo que fizemos e dos objetivos alcançados dentro deste universo de desejos da vida moderna. Nunca conseguimos trilhar exatamente aquilo que idealizamos no ano anterior. Ainda que sejamos donos do nosso destino, interagir com outras pessoas sempre implicará em mudar alguma coisa ou ser afetado pela decisão alheia.

Mesmo assim, acho que com o passar dos anos vamos ficando mais criteriosos e menos exigentes com a vida. Talvez a tentativa de ter mais qualidade de vida e menos angustias, seja a grande responsável por decisões que impliquem esforços menores ou menos custosos do ponto de vista emocional.

Planejar o próximo ano é desejar que novas coisas sejam acrescentadas a nossa vida ou a de quem amamos. É querer lutar por objetivos ainda não alcançados ou, tão somente, renovar os mesmos desejos.

Meu pai dizia que um homem precisa ter três tipos de desejos: os imediatos, que podem ser alcançados rapidamente; os mediatos, com os quais, muitas vezes, lutamos por longos períodos e, finalmente, os impossíveis, mas não menos desejosos.

Parece insanidade desejar algo que sabemos não iremos alcançar, mas ele explicava dizendo que o dia que um homem deixa de sonhar ele morre. Muitas vezes nem o faz fisicamente, mas certamente morrerá em seu coração, o que acaba sendo a mesma coisa.

Assim, devemos dar uma certa medida de sonho às metas de 2013. Não sejamos científicos demais desejando somente aquilo que será alcançado com o próprio andar da carruagem. Sonhe com que realmente lhe faria feliz. Deixe de compartilhar se assim o desejar, afinal, todos temos nossos fantasmas; e dê ao seu coração as asas que ele merece. Quem sabe não será neste sonho que encontrará o refúgio para os piores dias do ano.

Abraço e excelente 2013.

Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.

Nenhum comentário: