quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Conselheiros tutelares de PE

Presidente Epitácio
MANDATOS ESTENDIDOS ATÉ 2016
A presidente Dilma Rousseff sancionou e publicou no Diário Oficial da União de 25/7/2012, a lei 12.696 que garante aos conselheiros tutelares o pagamento pelo trabalho e o acesso integral aos direitos trabalhistas. A norma modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e estabelece que lei municipal ou distrital, seguindo os rigores, defina o salário dos conselheiros. Determina, ainda, que os conselheiros terão direito à cobertura previdenciária, férias anuais remuneradas, licença-maternidade ou paternidade, além de 13º salário. Até então, o estatuto deixava brecha para que cada município - e também o Distrito Federal (DF) - decidisse se os conselheiros teriam ou não salário. Agora eles ficam livres apenas para definir o valor do salário a ser pago pelos serviços dos integrantes dos conselhos tutelares, órgãos que zelam pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Quanto ao mandato dos conselheiros, sua duração foi ampliada de três para quatro anos, mantido o direito a uma recondução, mediante novo processo de escolha. Cada município deve manter, pelo menos, um conselho tutelar com cinco membros, escolhidos pela sociedade. Na justificação da proposta original, a senadora da República, Lúcia Vânia, afirmou que o aumento do mandato dos conselheiros é necessário para que esses profissionais tenham mais tempo para implementar políticas a favor dos menores de idade. Quanto à remuneração e aos direitos trabalhistas, disse que trarão mais estabilidade aos conselheiros, com reflexos favoráveis na tarefa que exercem de garantir o acesso das crianças e adolescentes a seus direitos constitucionais. A escolha dos conselheiros em todo o país passa ainda a ser feita em data unificada nacionalmente: no primeiro domingo de outubro do ano seguinte ao da eleição presidencial. A posse será no dia 10 de janeiro do ano posterior. Assim, os conselheiros tutelares de Presidente Epitácio, Fernando Olmo, Brasilia Pinheiro, Victor Hugo, Douglas Almeida e Jane Reis, eleitos para o mandato 2011-2014, terão seus mandatos estendidos até a próxima eleição unificada, que ocorrerá em 4 de outubro de 2015, em decorrência de que em 2014 não acontecerá em todo território nacional escolha para novos conselheiros tutelares.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tire minhas dúvidas.
Será que os C.Tutelares de Caiuá, Marabá e Venceslau, também serão favorecidos.
Por favor Alguém responda, tire nossas dúvidas.
M.P.

Anônimo disse...

É Lei Federal... Veja além da Lei inserida na matéria, a Resolução 152 do CONANDA... É importante que os Conselheiros Tutelares, bem como os Conselheiros de Direitos [CMDCA]e a municipalidade conheçam essas regras para não cometerem equívocos...

Carinho!

FERNANDO OLMO

Anônimo disse...

Obrigada Fernando.
Então os Conselheiros dessas cidades que fora citadas terão esse direito de extensão do mandato.
Obrigada.

Anônimo disse...

À anônima das 13:23h

Faz-se necessário conhecer e bem interpretar a Resolução 152 do CONANDA. A situação varia de Conselho para Conselho. Depende, segundo a resolução, da data da eleição dos Conselheiros Tutelares. E mais, os Conselhos Tutelares que tiverem eleição prevista para 2013, terão mandato reduzido.

"III – Com o objetivo de assegurar participação de todos os municípios e do Distrito
Federal no primeiro processo unificado em todo território nacional, os conselheiros
tutelares empossados nos anos de 2011 ou 2012 terão, excepcionalmente, o
mandato prorrogado até a posse daqueles escolhidos no primeiro processo
unificado;"

Veja mais: Resolução Conanda nº 152, de 09 de agosto de 2012 - Dispõe sobre as diretrizes de transição para o primeiro processo de escolha unificado dos conselheiros tutelares em todo território nacional a partir da vigência da lei 12.696/12.

http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/8/docs/resolucao_152-12_do_conanda_-_transicao_para_processo_de_escolha_unificado_dos_conselheiros_tutelares.pdf

Estou a disposição: 9777.3044

CARINHO!

FERNANDO OLMO

Anônimo disse...

respondendo - Em Presidente Venceslau haverá eleição sim. O atual conselho tomou posse em junho/2010. Daremos posse aos novos membros do conselho em junho/2013 e este mandado terá validade até 10 de janeiro de 2016. Este conselho eleito vigente será provisório.
A partir de 2016 serão os 4 anos como estabelecidos por lei.
Com relação as leis trabalhistas - está em discussão, porém, existe uma forte tendência que de que entrará em vigor somente a partir de 2016.
Att
Presidente do CMDCA de Presidente Venceslau.

Anônimo disse...

Como poderá essa lei e os direitos trabalhistas entrar em vigor no município a partir de 2016, senhora presidente, se a lei federal entrou é de 2012?

Trabalhe por nós, poxa. Afinal, você está ai para ajudar, para implementar em favor das crianças e adolescentes do nosso municipio.

E, melhorando as condições de trabalho, em cima daquilo que já é Lei, você estará cumprindo precisamente o seu papel. FAÇA A SUA PARTE!É LEI PRA HOJE NÃO PRA "2016".

Anônimo disse...

Acho que a coisa é séria, veridica, a lei tem que ser obedecida, é Lei Federal .de 2.012. Portanto não falem nada sem ter certeza. No final será o nosso Promotor que é muito conciencioso quem dará a palavra final. Meu CT pertence a essa Promotoria

Anônimo disse...

Conselho Tutelar pertence a uma PROMOTORIA? Com todo o respeito ao senhor PROMOTOR, mas a Lei não fala isso naum. Veja a Lei, pois essa até ele obedece. kkkk