Mortes
17 MORTES POR AFOGAMENTOS NA REGIÃO
Somente em outubro foram seis casos. Tenente revela que grande parte das ocorrências foram por irresponsabilidade dos banhistas
iFronteira
Na primavera, Presidente Prudente e região têm registrado temperaturas altas, muitas vezes com sensações térmicas de ainda mais calor do que mostram os termômetros. Com isso, os rios, represas e balneários das cidades estão sendo a solução para as pessoas se refrescarem e se divertirem principalmente aos finais de semana e feriados. Porém, o Corpo de Bombeiros alerta para o perigo dos afogamentos causados na maioria das vezes por irresponsabilidade dos banhistas. Somente em outubro de 2012 foram registrados seis mortes decorrentes de afogamento. De acordo com dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiro de Presidente Prudente, em 2010 foram registradas 18 mortes por afogamentos na região e, em 2011, o número subiu para 22. Somente de janeiro a outubro deste ano, já foram 17 casos, destes, seis somente em outubro. “Em 90% das ocorrências a própria vítima tem maior parte da responsabilidade. São muitos os fatores, desde a desobediência em relação às orientações dos bombeiros e dos guarda-vidas, até aos procedimentos anteriores ao mergulho, como ingestão de bebida alcóolica, consumo exagerado de comida e também por estar utilizando um local desconhecido”, fala o tenente Daniel Lourenço Kimura.
Prevenção
Ele salienta ainda que, como prevenção, os banhistas devem respeitar os possíveis avisos de perigo que alguns lugares possuem, respeitar as orientações dos profissionais presentes, não ingerir bebidas alcóolicas e excesso de comida antes de mergulhar e no caso de pescadores, utilizar roupas leves e o colete salva-vidas. “Muitos dos pescadores, além de não utilizarem os equipamentos de segurança, acabam indo para o rio com calças jeans e botas, por exemplo, o que acaba dificultando ainda mais a tentativa dele de nadar caso ocorra algo e o próprio trabalho dos bombeiros em caso de resgate”, explica. Sobre a preparação para os próximos meses de calor, Kimura conta que o Corpo de Bombeiros sempre divulga campanhas de orientação e prevenção, porém, “o principal responsável pelos cuidados é o próprio banhista”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário