Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ciência na sáude

Saúde
TESTE RÁPIDO DE CÂNCER E ALZHEIMER
Cientistas japoneses criaram tecnologia portátil que detecta microRNA. Concentração das moléculas aumenta no caso dessas doenças.
G1
Cientistas japoneses criaram um pequeno dispositivo portátil que permite detectar a presença de moléculas de microRNA no sangue e em outros fluidos corporais rapidamente, com resultados em cerca de 20 minutos. Segundo os pesquisadores do Instituto Riken de Ciência Avançada, responsáveis pelo invento, o sistema é um chip que não precisa de fonte externa de energia e que permite descobrir microRNA em volumes bem pequenos de amostras de sangue ou outros fluidos. O RNA, ou ácido ribonucleico, é uma molécula vital para os seres vivos por atuar na síntese de proteínas. Já o microRNA, segundo o estudo, é uma molécula pequena de RNA, com a função de regular a expressão dos genes em uma série de processos biológicos, como a divisão das células, sua diferenciação e sua morte. A concentração de microRNA em fluídos corporais, como o sangue e a salvia, aumenta conforme progridem doenças como câncer e Alzheimer, afirma o estudo. Este é o efeito que os cientistas esperam detectar utilizando o dispositivo inventado.

2 comentários:

  1. Parabéns,aos cientistas,que criaram esses aparelho,a prevenção ainda é a melhor medida para descobrir possíveis doenças e chegar a cura.

    ResponderExcluir
  2. Pena que so vao em busca de detectar essa doença que avança cada vez mais, sem escolher idade etc. Pcisamos da cura...

    ResponderExcluir