Post do Luciano
ELEIÇÃO
Final de semana com eleição municipal sempre será um dia atípico, seja pelos parentes e amigos que só vemos em velórios ou outras situações dantescas ou pela própria modificação na movimentação da cidade.
Em Presidente Venceslau nada muita muito. Resta uma falsa impressão de aniversário da cidade misturado com feriado prolongado. As pessoas com as quais sempre cruzamos pelas ruas se alternam com outros nunca vistos ou alheios ao cotidiano daqui.
Nas cidades vizinhas o feriado vira evento. Talvez pelo próprio tamanho das cidades, todos parecem aparentar-se um com o outro. A certa altura tem-se a impressão de que não existe um município e sim uma grande família que vai deste os irmãos sob o mesmo teto até o patriarca que, neste caso, acaba sendo o prefeito.
E é também neste exato momento que as relações migram da amizade para a discórdia. Numa cidade na qual todos se conhecem, torna-se impossível não declinar o voto em público. E aos desavisados fica a dica do silêncio a todo custo ou tomar partido seja lá qual for o lado desde que possa sustentar seu voto até o fim, afinal, a máxima da boa vizinhança em que alguns falam que votam neste ou naquele, dependendo de quem pergunta, pode transformar a solução num problema maior ainda.
Cabo eleitoral então é sinônimo de melhor amigo, parente legítimo ou frequentador constante da casa do candidato. Nem sempre o que desejam é o emprego temporário ou cargo na futura administração, pois, para uma boa maioria, só a satisfação de poder contar nos bares e rodas de amigos por quatro anos que ajudou o atual prefeito a ganhar já recompensa o trabalho.
É claro que tirar uma casquinha do amigo que votou na parte contrária também faz parte e tem o mesmo gostinho de torcer contra os argentinos (e por falar em Argentinos... que papelão ontem, hein? Na próxima levamos nosso próprio gerador... kkk).
O importante de tudo isso é que votemos com a preocupação e responsabilidade que este exercício de cidadania merece. Bom voto a todos.
Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário