Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Post do Fernando Freitas

Espaço do Nando
Os trabalhistas em Presidente Venceslau

Considero os três maiores partidos trabalhistas do Brasil, o PTB, o PT e o PDT. Cada um deles carrega em suas histórias três grandes ícones da política nacional, sendo eles Getúlio Vargas, Lula e Leonel Brizola. Os mais conservadores tratam estas siglas como “populistas”, ao contrário dos seus filiados e simpatizantes, que entendem que estes partidos possuem grande apelo popular junto às classes trabalhadoras. O objetivo deste texto não é analisar ou questionar a verdadeira essência ou ideologia destes partidos, mas sim, demonstrar através de nossa história recente, o quanto o venceslauense tem premiado as coligações trabalhistas nos últimos pleitos eleitorais municipais.

O interessante é que, tradicionalmente, nas eleições para o Governo Estadual e para a Presidência da República, o eleitorado local mantém uma linha conservadora, elegendo sempre candidatos da centro-direita para tais cargos. Porém, quando o assunto é eleição municipal, nossos eleitores curiosamente vêm elegendo candidatos das siglas trabalhistas, sendo esta uma tendência que foi iniciada em 1996, com a eleição do então pedetista José Catarino para prefeito.

Divisões internas e reviravoltas aconteceram, mas mesmo assim, as coligações trabalhistas venceram quatro das últimas cinco eleições municipais, com uma observação a ser feita: houve alternância de poder, com nomes diferentes na chefia do executivo local. José Catarino, Osvaldo Melo, Ângelo Malacrida e agora, Jorge Duran, conseguiram lograr êxito em suas disputas eleitorais, ainda que o eleitor venceslauense tenha, reconhecidamente, um perfil tradicional e conservador.

Os eleitores antipáticos a estes partidos dizem que tais coligações não fizeram nada pela cidade. Acho este um posicionamento uma tanto radical, pois seria impossível vencer quatro eleições nos derradeiros dezesseis anos sem nenhum trabalho apresentado. Na minha concepção, os políticos trabalhistas locais têm demonstrado uma capacidade maior de comunicação com os segmentos menos favorecidos da sociedade, e por isso, atingiram êxito na grande maioria dos últimos pleitos eleitorais municipais. Entendo então, que esta é uma questão mais próxima dos méritos pessoais dos candidatos do que partidária ou ideológica.

Fernando Freitas é Funcionário Público Estadual e escreve às quartas-feiras.

8 comentários:

  1. Fernando, ví muita gente desequilibrada falar que o povo é medíocre por votar no Duran e Osvaldo.

    Ninguém falou nada sobre as condições que Pres. Venceslau viveu na era Tacinho/Tufy/Catarino (que apoiaram o Ernane). Fizeram tanta coisa errada na prefeitura que é natural que demorasse anos para corrigir. E quem começou esse trabalho foi o Osvaldo. Ninguém falou sobre os 25% de contrapartida para firmar convênios na época, e como isso tornava difícil realizar obras na cidade. Foi um mandato inteiro recuperando a credibilidade da prefeitura com os funcionários, fornecedores...

    A prefeitura não tinha dinheiro, e hoje ainda não tem muito, mas as condições para conseguir recursos hoje são infinitamente melhores. Isso é reflexo do crescimento do País, mas até o PT local tem medo de se vincular com a Dilma/Lula já que aqui todo mundo tem medo da reforma agrária - mesmo sem ter meio metro quadrado de terra devoluta.

    É triste ver gente que se diz bem informada fingir que não sabe disso tudo, dizer mentiras como a que se o Osvaldo perder o recurso os votos serão anulados e teremos novas eleições.

    Venceslau primeiro puniu o Osvaldo e Malacrida por não administrarem juntos, depois puniu o Ernane / João Monteiro por não ter feito nada que prometeram.

    ResponderExcluir
  2. nossa!!! o pessoal está dizendo um monte de bobagens por aí.
    "Pior do que a derrota é a não aceitação do fato. Atitudes assim, faz a derrota ser duplicada." - O povo já decidiu e ponto final! A soberania é a chave da democracia.
    Érika

    ResponderExcluir
  3. a única promessa que ele não cumpriu foi a entrega dos 500 lotes, (coisa que não deviam ter prometido) no meu ponto de vista quem quer terreno e casa, vai soar a camisa assim como um trabalhador o faz, o que derrubou ele foi: seu vice, inveja de muitos que queriam cargos,e que na sua gestão não conseguiram, não ter ido até o povão das vilas pagar cachaça e dar tapas nas costa como faz o osvaldo, não ter enchido ônibus de cabos eleitorais e fazer campanha (varias promessas nos assentamentos), ótima estratégia do duran (ter usado pátio e frigorífico) para os LEIGOS,NÃO votei no duran, MAS torço para que faça um bom mandato, se fizer metade que o ernane fez, ta ótimo, pois basta dar uma volta na cidade e notarão que tem obras em vários lugares, tanto centro como também nas vilas, coisa que na época do osvaldo não se via, boa sorte duran, se conselho fosse bom era vendido, mas vai aí uma sujestão. OLHO no osvaldo, se não você caí!

    ResponderExcluir
  4. Fernando, o que eu estou observando é que o povo esta observando melhor o trabalho do prefeito no mandato todo, não adianta mais fazer o que foi feito aqui , fazer algumas obras no final de mandato para "ficar bem na foto", pois ninguém acredita mais que os recursos só apareceram faltando 2 meses da eleição, se tivesse se empenhado desde o começo certamente venceria a eleição, fazer "maquiagens" no final do mandato é coisa da velha politica a população na aceita mais isso, independente do partido, e não venham me dizer que era bem avaliado pela população, porque um prefeito bem avaliado jamais perde uma eleição, isso é contra as leis da física.
    ass: Roberto Campos

    ResponderExcluir
  5. Não votei no Duran mas torço para que ele seja um ótimo prefeito, pois não sou idiota. Não dou um mês para ele romper com o Osvaldo, com aquele lá não tem acordo. Aliás, ótimas escolhas como vice, hein, Ernane e Duran???

    ResponderExcluir
  6. Como tem gente despeitada com relação ao Osvaldo Melo. O artigo do Fernando Freitas foi muito conciso e realista. Agora, respeitem Osvaldo Melo e relembrem melhor a história. Nas cinco últimas eleições, elegeu um ilustre desconhecido à época, que era o Zé Catarino (com o apoio da Dona Maria Júlia), foi eleito Prefeito em 2000, elegeu em 13 dias um poste (Malacrida) em 2004, perdeu em 2008 e junto com Duran, retomou o poder em 2012. Exixte muita identificação entre Duran e Osvaldo e Duran é muito inteligenté politicamente, ao contrário de Zé Catarino e Malacrida. Saberá compor perfeitamente com Osvaldo e realizarem uma grande administração. Qual o problema de tomar umas e dar tapinhas nas costas? Isso só vale durante a campanha ou qualquer cidadão pode fazer isso durante a vida toda, como o Osvaldo sempre fez, sem demagogia? Menos pessoal, menos...

    ResponderExcluir
  7. ele não prometeu só os 500 lotes não , prometeu fatec,ame e também a volta da secretaria regional de ensino para presidente venceslau...

    ResponderExcluir
  8. cumprir o que promete é uma questâo de HONRA!!!

    ResponderExcluir