Páginas

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Post do Fernando Freitas

Post do Nando
VOTOS INVÁLIDOS

As eleições municipais estão se aproximando, e de forma mais constante, nota-se nas conversas entre amigos, nas reuniões familiares e também nos eventos sociais as discussões em torno da política local. Esta é uma prática normal, já que fazemos parte de uma sociedade democrática e cada vez mais acostumada a conviver com diferentes posturas e opiniões. Particularmente, eu aprecio muito ouvir e expor as argumentações sobre o assunto, até mesmo porque essa troca de ideias pode ser bastante esclarecedora na hora de votar.

Recentemente, iniciei uma pesquisa particular para conferir quais as intenções de votos das pessoas que eu conheço. Como essa minha pesquisa é bem restrita, envolvendo apenas “entrevistados” que fazem parte da minha família ou colegas de trabalho, não divulgarei os resultados, pois nela não existe a metodologia técnica e sofisticada dos institutos de pesquisas, que dificilmente erram seus prognósticos. E também não quero fazer com que o texto soe como propaganda política para este ou para aquele candidato.

Porém, ao fazer tal pesquisa, uma constatação vem me preocupando: existe um percentual extremamente significante de pessoas declarando que não votarão em ninguém, tanto para prefeito, quanto para vereador. Talvez esta tendência seja consequência das constantes desilusões do eleitorado com a classe política, ou também da relativa distância com relação à data das eleições.

Apesar do voto branco ou nulo ser uma manifestação democrática, creio que esta não seja a postura mais adequada. Na minha concepção, esta é uma forma que o eleitor encontra de isentar-se de sua responsabilidade enquanto cidadão. Voto consciente é voto estudado, analisado meticulosamente e convicto.

Se você é um dos eleitores que possuem intenção de votar em branco ou nulo, gostaria sinceramente que repensasse tal postura. Faça um exercício mais aprimorado de reflexão e analise os perfis dos candidatos a prefeito, bem como a vereador. Se a política tem promovido desilusões constantes, não é invalidando o seu voto que os nossos problemas serão solucionados, muito pelo contrário. Voto é exercício de cidadania, ainda que se erre na intenção de acertar. A indecisão pode até ser sinal de maturidade e busca pela melhor opção. Já a omissão, na minha modesta opinião, é quase que sinônimo de covardia e irresponsabilidade. Por isso, entendo que seja tão importante validar o voto, pois este sim possui o poder de nos proporcionar retorno, ainda que as chances pareçam remotas.

Fernando Freitas é Funcionário Público Estadual e escreve às quartas-feiras.

6 comentários:

  1. Fernando,essa sua "pesquisa" tem grande chance de estar completamente fora da realidade. As pessoas geralmente não se sente bem e até se constrange em ser indagada em quem vai votar, principalmente se a pergunta for em meio a um grupo de pessoas, mesmo que no ambiente familiar.E daí a saída é dizer que não vai votar em ninguém, vai anular o voto.Esse constrangimento pra mim é compreensivo. Eu mesmo não gostaria de ser indagado assim.O posionamente político público implica quase sempre em debates acalorados, em situações desagradáveis entre colegas de trabalho, no meio de amizade e demais convíveo social.Entendo que há pessoas mais autenticas, diretas mesmo como acredito seja vc, mais a maioria não é assim, gosta de discrição.

    ResponderExcluir
  2. voçê pensa assim , voto branco ou nulo pra mim significa não concordar com tantas coisas erradas,com tanta gente de má fé que só conhece a população em ano politico, branco e nulo significa protesto pra ver se os politicos melhoram, tenham mais conciencia das necessidades da população e não de si proprio.

    ResponderExcluir
  3. Gostei Fernando,vale lembrar do voto de protesto que não melhora em nada,(pelo contrário),a qualidade de ensino,segurança,saúde,lazer,saneamento básico,meio ambiente etc etc etc.

    ResponderExcluir
  4. É VC É O VERDADEIRO BRASILEIRO, NAO DESISTE NUNCA EM FERNANDO, POIS BEM, COVARDIAS SAO OS QUE POLITICOS PRINCIPALMENTE EM PRESIDENTE VENCESLAU, VEM FAZENDO COM A POPULAÇÃO, AJEITANDO CARGO PARA FAMILIARES, USANDO DE VEREADOR COMO PROFISSAO, NAO FAZEM MAIS NADA DA VIDA A NAO SER VEREADOR, ISSO SIM É COVARDIA, POIS BEM ACHO QUE E HORA DE MUDAR TIRAR, VARRER TODO ESSA CAMARA MUNICIPAL, PRICIPALMENTE AQUELES QUE LA ESTAO A VARIOS MANDATOS, POIS JA PROVARAM QUE SAO INCAPAZES DE FISCALIZAR UMA CIDADE COMO A NOSSA, ENTAO A PALAVRA AGORA É MUDAR, MUDAR, MUDAR!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Falando em votar se voces quiserem entrar no site do STE, já dá pra ver quantos candidatos meios impugnagos querem, de tudo custo a voltar enganar o povo, isso é brincadeira acham que as pessoas aqui em Marabá Pauista são palhaços, sem contar com o descaso do dinheiro publico em compras de votos. Isto é dessespero de ter que soltar os cofres publicos.

    ResponderExcluir
  6. fERNANDO.tambem fiz a mesma pesquisa junto a colegas e familiares e tive a mesma resposta NÃO VOU VOTAR PARA NINGUEM ,isso nada mais é que um ato de repudia aos politicos e aproveitadores que tentam uma boquinha sem precisar trabalhar,tambem lhe digo qual politico não so de nossa cidade mas em todo Brasil merece o minimo de respeito !

    ResponderExcluir