Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Post do Fernando Freitas

Espaço do Nando
Lula, mensalão e Olimpíadas

No último sábado, abri os principais sites de notícias da internet, ritual que cumpro praticamente todos os dias. Eis que vejo a manchete da declaração da assessora de imprensa do Instituto Lula, Clara Ant, afirmando que o ex-presidente não está acompanhando o desfecho do julgamento do “mensalão”, sendo que o mesmo prefere assistir os jogos Olímpicos e a “novela da Carminha”. Das duas uma: ou Lula é um patriota amante dos esportes, ou fez questão de debochar da nossa população e da nossa justiça, externando a certeza da impunidade aos seus comparsas.

Sejamos otimistas e levemos em consideração a primeira hipótese, na qual Lula seja um torcedor fanático de nossos atletas. Aí eu vos pergunto: enquanto presidente da república, o que Lula fez para incentivar o esporte brasileiro? Alguém poderia responder que sediar a próxima Copa do Mundo de futebol, bem como os próximos jogos Olímpicos, seja uma forma de tentar promover e difundir a prática esportiva no país. Desculpem-me os que creem nisso, mas eu discordo. Sediar eventos esportivos de tamanha magnitude, ao meu entender, tem um só objetivo: superfaturar obras de infraestrutura, estádios e arenas, enriquecendo o bolso de alguns políticos, empresários e empreiteiros. Lembram-se do rombo causado pelos jogos Pan-Americanos?

Creio que se Lula fosse mesmo esse torcedor fanático pelo esporte brasileiro, ele poderia ter feito bem mais do que fez pela causa, enquanto presidente. Poderia ter investido maciçamente na proliferação de praças esportivas país afora, bem como valorizado os profissionais de educação física na rede pública de ensino, aumentando o número de horas-aula da disciplina no currículo escolar dos alunos. Poderia ter ampliado ainda mais o número de bolsas oferecidas aos jovens atletas, para que os mesmos cursassem as melhores escolas e universidades, assim como acontece em países de primeiro mundo. Mas não. Nosso ex-presidente preferiu lutar para que o Brasil sediasse a Copa e as Olimpíadas, e eu creio saber qual seja o motivo desta escolha.

Finalizando, entendo que a assessora de imprensa do Instituto Lula, ao fazer tal afirmação, não quis externar a preocupação do ex-presidente com nossos atletas. Ela quis sim, demonstrar o quão Lula está despreocupado com o julgamento do mensalão, acreditando na certeza da impunidade, que infelizmente, impera em nosso país.

Fernando Freitas é Funcionário Público Estadual e escreve às quartas-feiras.

4 comentários:

  1. Não é deboche,não.Eles pensam assim mesmo.São incompreendidos...São seres superiores,roubaram para se manterem no poder e proteger a população.É o blá,blá,blá do PT.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto.
    Realmente nosso ex presidente Lula sabia de tudo do mensalão e depois disse que não sabia de nada e jogou seus amigos petistas nas garras da justiça para salvar sua pele.

    ResponderExcluir
  3. Esse Nando é tucano ha muito tempo.

    ResponderExcluir
  4. o que ele fez um deboche e está nítido,vc sabe disso NANDO,infelizmente esse episódio manchou o cenário político brasileiro,foi uma decepção não foi NANDO ???

    ResponderExcluir