Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Candidatos

Post do Luciano
CANDIDATOS

É chegada as eleições e, com ela, a tão esperada renovação. Esta é a expectativa de alguns, contudo, não reflete a vontade da maioria. Nesta época sempre reflito como seria o pleito se o voto deixasse de ser obrigatório. Acho que o dia da votação passaria a ser mais um feriado e os locais onde exercitamos a democracia nunca mais teriam filas.

Peço desculpes pelo ceticismo, mas não consigo encontrar o ânimo no olhar da maioria das pessoas. Grande parte das pessoas que ouço tocar no assunto, o tratam como a época do aborrecimento e da falsidade. Uma pausa. Novamente precisamos separar aqui os grandes políticos da nossa cidade e as pessoas que utilizam deste meio para ajudar o coletivo de forma responsável e coerente. A estes o meu respeito.

A cada ida à caixa do correio uma nova surpresa. São os aterrorizadores “santinhos” mostrando que uma boa parte dos candidatos ou não tem noção do que é ser vereador – e realmente não o tem por falta de cultura – ou pretendem arrumar o mundo com a facilidade da magia dos contos de fadas. O mais interessante, analisando de uma forma geral, é que isso não acontece somente aqui. O Facebook acumula postagens dos candidatos dos mais inusitados Brasil a fora. Não sei de quem é a culpa. Se da liberdade em se tornar candidato, uma norma constitucional, ou se dos partidos em inchar suas plataformas independente da qualidade dos interessados.

E sobre esta liberdade, acho louvável até a frase em que a vontade e possibilidade alcança a todos e paramos por aí. Aceitar que uma pessoa sem o mínimo de instrução possa representar uma comunidade ou parte dela é relegar ao inábil a posse de uma arma e o dever de zelar por uma multidão. Ser vereador é mais que participar da vida política. È preciso conhecer o funcionamento da máquina pública com suas possibilidades e limitações. É saber que a fiscalização é uma das suas obrigações assim como o voto isento. É ter a capacidade de discutir assuntos relevantes sabendo ponderar e mostrar suas ideias com argumentos infalíveis capazes de levar a Casa ao voto consciente em prol do bem comum.

Estão achando o trabalho do vereador difícil ao entendimento da maioria dos candidatos que se apresentam? Eu também! Por isso, cuidado com o seu voto ou seu título de eleitor poderá se tornar a arma que o assombrará pelos próximos anos.

Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.

Um comentário:

  1. Luciano, se liga cara, sai dessa, você sempre em cima da idéia ou opnião de outros, escrevendo seus comentários....., blá, blé,bli,bló,blu tolos:seja criativo e intelignte. você que é o sabe tudo, o pode tudo, o "inteligente", por que não se candidata e resolve o problema da cidade, ou melhor, os poblemas do mundo?
    Será que a sua família não fica envergonhada por ouvir tanta baboseira que você fala e o que falam de você? Por favor,seja mais inteligente sr. "escritor", saia da sombra dos outros, isso é ser aproveitador, como diz o omercial da rede globo, tente, invente, seja diferente.

    ResponderExcluir