Páginas

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Post do Luciano

Colunismo

Parceria Empresa Escola

O progresso sempre cobra seu preço.  Há muito foi o tempo em que escola era lugar de crianças aprenderem enquanto os pais cuidavam de ganhar o sustento da família.
Isso ficou bem claro no primeiro encontro promovido pela ETEC – Milton Gazzetti de Presidente Venceslau para empresários e comerciantes da cidade.

Achei muito interessante a iniciativa. De um lado temos uma escola preparando todos os anos alunos para o mercado de trabalho, incluindo em sua grade projetos de conclusão de curso muito bem estudados e elaborados e com um primor de fazer inveja a grandes empresas de assessoria.

Do outro lado, empresários, comerciantes e investidores com problemas corriqueiros dos mais diversos, indo da necessidade de treinamento até uma pesquisa de mercado e plano de negócios com projeto de implantação e gerenciamento. Unir as duas pontas é agir com inteligência criando soluções simples, lançando mão de um recurso humano e técnico disponível e de qualidade.
Um outro ponto importante e muito bem colocado pela coordenadora Adriana Cunha, posteriormente frisado por todos da equipe quando das conversas durante o café da manhã, foi a necessidade dos empresários utilizarem um número maior de estagiários.

É bom lembrar que sobre o estagiário não incidem os mesmos encargos trabalhistas, transformando essa mão de obra em algo precioso e difícil de ser relegado ao esquecimento. Ter um estagiário na empresa é o mesmo que garantir oxigenação ao ambiente pela motivação dessa moçada; é saber que podemos formar novos funcionários desde a base; mas, sobretudo, é ter a certeza de que estamos fazendo nossa parte porque, ao mesmo tempo em que contratamos um adolescente, garantimos que o ócio não o torne refém dos maus hábitos.

Contratar um jovem é saber que você estará escrevendo em sua carteira profissional um início mesmo desconhecendo seu futuro, correndo o risco de lá na frente ganhar um abraço de gratidão daquele desconhecido que ajudou a tornar um cidadão de verdade.

LUCIANO ESPOSTO, é venceslauense, funcionário público estadual, advogado, escritor e poeta com livro publicado e participações em outros prêmios de seletivas no Brasil e Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário