Espaço do Nando
EMPATE COM SABOR DE DERROTA
Acho que muitos já ouviram a frase escrita no título deste texto, principalmente em matérias esportivas. Porém, o “empate com sabor de derrota”, ao qual me refiro, diz respeito ao fato de que, nas próximas eleições, candidatos a vereador de Presidente Venceslau e Presidente Prudente, concorrerão ao mesmo número de cadeiras, sendo um total de treze, em ambos os municípios. Estou escrevendo sobre isso, em resposta a um comentário, (muito oportuno, por sinal); feito um leitor anônimo, que questionou sobre minha opinião a respeito de uma possível mobilização de nossa sociedade para reverter esta situação, no mínimo, incoerente.
Não entrarei aqui no mérito das questões da qualidade dos serviços prestados por nossos edis, dos seus salários, ou até então, do número de sessões semanais na Câmara Municipal. Ficarei restrito à questão da proporcionalidade, exatamente para não me estender muito no texto, bem como não entrar em polêmicas ainda mais constrangedoras.
Presidente Prudente possui 207610 habitantes, segundo dados do último censo do IBGE. Em contrapartida, Presidente Venceslau possui 37910 habitantes, segundo a mesma fonte de estatísticas. A população do principal município da região, portanto, é aproximadamente 5,47 vezes maior que a nossa. E curiosamente, a partir das próximas eleições, teremos a mesma quantidade de vereadores em ambas localidades. Do ponto de vista legal, nada a contestar, pois tal manobra foi permitida, levando-se em conta a Emenda Constitucional 58/2008. O problema é que às vezes, algo pode ser legal, mas também pode estar fora dos padrões éticos, morais ou do bom senso. E nesta igualdade do número de cadeiras no legislativo das duas cidades, há uma diferença comportamental gritante entre as duas comunidades: uma, mobilizou-se desde o início contra o aumento no número de cadeiras, enquanto outra, assistiu tudo, passivamente.
Sabe-se que políticos eleitos de forma direta, devem atender os anseios da população, da qual eles são representantes. Como os prudentinos manifestaram seu repúdio ao número de dezenove vereadores, os edis sentiram-se obrigados a rever tal situação. Contudo, aqui em nossa cidade não houve qualquer menção de protesto para reverter o quadro, sendo que o aumento no número de vagas para vereadores no próximo pleito eleitoral foi mantido. E segundo o dito popular, "quem cala, consente".
Pesquisei na internet, mais precisamente na página eletrônica do “Integração Regional News”, sendo que a manchete que noticiava o acréscimo no número de vereadores em Presidente Venceslau, está datada em 06/10/2011. De lá para cá, se passou quase um ano, sem ter acontecido qualquer evento ou manifesto que expressasse contrariedade por parte de nossa sociedade. Faltam menos de quatro meses para as eleições, e creio que não há tempo hábil para que se modifique alguma coisa. Porém, para 2016, há tempo de sobra, desde que haja mobilização e empenho. Afinal, de nada adianta ter uma torcida numerosa, se a mesma não fizer barulho. Caso contrário, continuaremos a amargar resultados negativos, exatamente como este empate, com sabor de derrota....
Fernando Freitas é Funcionário Público Estadual e escreve às quartas-feiras.
Só vou te falar uma coisa. Se fosse ruim não tinha esse tanto de candidato. E só bota a boca no trombone quem disputou e ficou de fora. Ou quem não tem parente lá dentro. Ou quem tem inveja. Ao invés de reclamar coloca o nome a prova. Vai lá, com sua popularidade que acha que tem e disputa uma eleição. Simples assim.
ResponderExcluirbom toninho concordo com vc. aqui em venceslau temos simplesmente os politicos que merecemos nada mais do que isso
ResponderExcluirha rumores de que os salarios desse "nobres"vereadores são de 3.800 reais gostaria que de saber se é real esses valores
ResponderExcluirtdo isso para trabalhar 4 horas por semana ?
ResponderExcluiratenção comunidade á hora de julga-los se aproxima. vamos lembra desses vereadores na proxima eleição
ResponderExcluirsó lembrando que o papel deles é prestar serviço á comunidade e não se aproveitar dela
ResponderExcluirqto ganha um vereador em venceslau
ResponderExcluire qual a carga horaria que eles tem que cumprir?
E essa é uma derrota das grandes, esta derrota mostra um dos grandes problemas da cidade de Presidente Venceslau que é uma sociedade civil sem nenhuma organização, Venceslau tem grandes problemas mas assistimos a tudo isso de uma forma passiva, não criticamos, não manisfestamos, não fazemos nada, e aqui não estou falando somente da população em geral, mas sim e principalmente das entidades tidas como organizadas que deveriam ser mais atuantes e dessa forma "encorajar" mais a população em geral a buscar mais seus direitos.
ResponderExcluirPoderia é seguir o exemplo da França onde os vereadores não são remunerados assim podia até ter 50 que não ia fazer o menor diferença, ai surge a questão, será que estes que estão na camara se canditariam no próximo pleito eleitoral?
ResponderExcluirMas com as 13 cadeiras, os espertalhões de sempre ficam mais a vontade para se reeleger e continuar a barbárie do trato do dinheiro público como se fosse privado, particular ("privada" particular). Basta analisar com critérios justos e constatar que x y ou z, sem as benesses da "vereança" estariam desempregados e passando fome, visto a falta de competência que são possuidores. Tem o caso de x demitido... por... bom, nada a declarar... São apenas hipóteses. Afinal de contas ninguém quer acreditar mesmo. Deixa rolar, cada povo tem o governo que merece.
ResponderExcluirConcordo com tudo que disse, mas acho que quem deve tomar iniciativa são pessoas que tem certa influencia na sociedade, jornalistas, vereadores, empresarios.....não adianta uma pessoa sem influencia enguer uma bandeira por que não será vista.
ResponderExcluirpara que o mal prevaleça basta que os bons se omitam
ResponderExcluir