Espaço do Nando
Como ganhar uma eleição municipal
Se você pretende ingressar em um serviço público temporário, que dure quatro anos, podendo ser prorrogável por mais quatro, candidate-se a prefeito. Caso queira receber menos, mas tendo a perspectiva de ganhar sucessivas eleições, candidate-se a vereador. Mas siga os procedimentos de praxe:
Primeiro, filie-se a um partido político. Se você tens afinidade ideológica por algum, tudo bem, mas isso não é o mais importante. Em caso de busca por uma vaga no Legislativo Municipal, uma boa estratégia é filiar-se a um destes partidos nanicos, que beneficiam-se de uma matemática maluca chamada coeficiente eleitoral, onde às vezes, os mais votados, ficam chupando dedo.
Tomada esta providência, é preciso estar atento a muitos detalhes que podem ser decisivos no sucesso da sua empreitada política. Comece a cumprimentar a todos, de preferência, memorizando nomes, pois isso é primordial. Beije criancinhas, abrace velhinhos, acene até para os cães vira-latas, pois os mesmos muitas vezes tem donos, que são eleitores. Ande pelos bairros da periferia, em lugares que você nem mesmo sabia que existia. O GPS lhe proporcionará exatidão e agilidade para encontrar estas regiões tão remotas. Chegando lá, coma macarronada nos casebres, tome cafezinho, bata um bom papo e finja estar indignado com as condições de vida dos menos beneficiados. Ande com as barras da calça erguidas, meta o pé na lama da rua sem asfalto e faça promessas. Prometa o mundo e os fundos, nunca dizendo não.
Frequente botecos, coma ovo cozido colorido, tome uma talagada de aguardente e converse assuntos sem nexo com os bebuns. Jogue também uma partidinha de sinuca, ainda que não goste. Invista seu capital inicial para pagar algumas contas de água e luz, comprar dentaduras e fornecer algumas cestas básicas: investimento é investimento.
Vá à missa, frequente os cultos, e para não causar má impressão nas pessoas mais conservadoras, vá sorrateiramente à uma boa batucada nos terreiros de candomblé. Procure coligar-se com o maior número de siglas partidárias possível, pois o que importa não são semelhanças ideológicas, mas sim, formar um bloco político numeroso. Detecte onde estão nascendo crianças e parabenize os pais. Informe-se na funerária sobre os que faleceram, marque presença nos velórios e manifeste suas condolências, mesmo sem saber quem partiu desta para a melhor. Mas não chore, pois cara de pau tem limites.
Contrate um músico para criar um jingle insuportável com o ritmo do momento, seja ele qual for. Não seja apenas um nome, acostume-se com a ideia de ser também um número. Faça propaganda antecipada e suje as ruas na madrugada da véspera do "Dia D" . Aí, é só esperar a apuração no final da tarde e realizar a carreata, seguida pelo comício da vitória.
Isso tudo pode parecer politicamente incorreto, mas política e incorreção, nas cidades do Brasil, são quase que sinônimos. Quem não dança conforme a música, simplesmente dança. É por isso que a maioria das pessoas honestas e com brio não participam deste circo.
Fernando Freitas é Funcionário Público Estadual e escreve às quartas-feiras.
Fernando, o que vc acha de uma campanha em Presidente Venceslau para manter o mesmo número de vereadores para próxima legislatura.
ResponderExcluirParabens ao responsavel pelos espaço nando, é a pura verdade, tudo que esta escrito, o que pior as autoridades que deveriam policiar esses politicos profissionais pela enganação a seu povo são os primeiros que dão guarida para essa pouca vergonha que esta escancarada.
ResponderExcluiro que é pior a população valoriza esse tipo de politico.
ResponderExcluirToninho, sugiro que envie esse texto muito bem elaborado pelo Sr. Fernando, à todos os jornais de São Paulo para que a equipe editorial o publique pois é a pura realidade da política brasileira.
ResponderExcluirAss: BUXIXO
Pára tudo! Se quiser ganhar a eleição, basta comprar e seguir a cartilha do Elizeu...
ResponderExcluirhttp://blogdoeliseubayer.zip.net/
http://vereadoreliseubayer.blogspot.com/
Faça uma aliança com Deus e o diabo. Prometa o que não tem pra entregar. Prometa casas, terrenos, lotes urbanizados no paraíso, desemprego zero, aposentados não pagam impostos, saude de primeiro mundo, AME, FATEC, Delegacia de Ensino de volta, fins de todos os buracos..transporte gratuito. O povo não quer A REALIDADE,O POVO QUER PROMESSAS.
ResponderExcluirAi o politico deita e rola no sonho das pessoas.
Nando: o seu texto foi magistral
FOI DEMAIS,AMEI O TEXTO ,TENHO CERTEZA QUE ELE VAI REPERCURTIR A NIVEL NACIONAL,É SÓ ESPERAR
ResponderExcluirMuito se fala às vésperas das eleições. No entanto, apesar de muitos candidatos a cargo eletivo se enquadrarem no texto do Nando, isso não é regra. A população já está cansada de candidatos que só aparecem nestas épocas e estão optando por um voto mais consciente. Ademais, cargos eletivos são para todos, e quem exerce foi eleito pelo povo. Participe mais e fale menos...
ResponderExcluirmuito bom.
ResponderExcluirvocê foi autentico demais.
principalmente na parte dos botecos.
gostei.
muito bom, verdadeiro e sem omissão.
ResponderExcluirprincipalmente no paragrafo do boteco.
gostei.