O ENGRAXATE
Jesus às vezes se disfarça de mendigo
pra testar a bondade dos homens.
[fala da personagem Rosinha
no filme “O Auto da Compadecida”]
Quando eu era criança, ouvia dizer que Jesus se vestia de mendigo para falar com a gente…Hoje já de tardezinha resolvi, antes de ir embora pra casa, prosear um pouquinho com um amigo [Renan Bonilha, da Gráfica Pontal]. Nossa conversa se delineava sobre os tristes acontecimentos vivenciados pelos cidadãos epitacianos nesses tempos. Renan é um rapaz novo, educado, cidadão polido e consciente… No embalo da gostosa conversa, adentrou repentinamente ao seu comércio um senhor de aparência simples, com uma caixa de engraxar nas costas. Fazia tempo que eu não via um engraxate…
- Querem engraxar seus sapatos?
- Muito obrigado! – respondemos vez que nossos calçados não eram desses de lustrar…
- Posso atrapalhá-los por um segundo? – insistiu o senhor educadamente com um português invejável, diferente dos que labutam nessa sua humilde ocupação.
- Cadê as pessoas desta cidade? As que vejo passar me transparecem uma tristeza terrível nos seus semblantes…
Eu e Renan olhamos um para o outro atônitos pela fala do cidadão. E, ele continuou…
- Sou de Londrina no Paraná e não me lembro de ter visto um lugar assim… E, olha que eu ando por esse mundo. Vejo que é verdade o que falam nas cidades da redondeza. Dizem que depois que um frigorífico aqui fechou o povo tá passando por muita dificuldade.
Confirmamos a sua fala um tanto espantados, pois a coincidência foi tremenda. Era mais ou menos sobre isso que estávamos falando… E, concluiu:
- Ninguém vive de aparências, viu. As pessoas precisam é de sobrevivência! Vocês [o povo] têm condições de mudar isso…
E logo se despediu com a saudosa caixa nas costas, com uma elegância difícil de se ver nos mais engomados doutores. Nós, pasmos com a erudição do engraxate, ficamos a procurar explicações para aquele momento… Jesus ou não, o inesperado homem nos surpreendeu com muita sensatez e preocupação com as pessoas do nosso lugar… Encheu-nos de responsabilidades!
[Fato verídico]
Fernando Olmo é educador e pertence a AGAPE – Academia Geral das Artes de Presidente Epitácio.
Esse é um de seus textos mais lindo, que li ...é como se diz : " acasa de Deus tem muitas moradas"...
ResponderExcluirATENTAI PARA A MINHA REPREENSÃO; EIS QUE DERRAMAREI COPIOSAMENTE PARA VÓS OUTROS O MEU ESPÍRITO E VOS FAREI SABER AS MINHAS PALAVRAS.
ResponderExcluirPROVÉRBIOS 1:23 BÍBLIA SAGRADA
O ESPÍRITO SANTO QUE NOS ACOMPANHA,PELA MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS,ESTÁ SEMPRE FALANDO NA PORÇÃO CERTA ÀS MENTES E AOS CORAÇÕES.
RED WARRIOR
"Pai nosso que estás nos céus, (...) Mt 6.9". É bom e confortante saber que Deus continua sendo o nosso pai, tanto nos dias bons como nos dias ruins. Seguindo com a oração: "o pão nosso de cada dia dá-nos hoje". O nosso Papai sustenta as aves dos céus, o engraxate e cada um de nós. Como é bom chamá-lo de PAI.
ResponderExcluirTá vendo?! Tenho certeza que em nenhum momento o engraxate sugeriu ao Olmo e ao seu amigo que lutassem pela instalação de presídios em Epitácio....
ResponderExcluirAss: O Eldoradense
Parabéns pelo seu belo texto!Uso da língua de forma impecável e deu ao fato uma magia incomum. Arrepiou!!
ResponderExcluirAss: Mara Rachel
senho Eldoradense. Tem sim por Epitácio um sejeito vereador que propôs sim a abertura de um presidio. Ele é enfermero e quiria que se pusesse aqui um presidio. O Aguinaldo esse vereador depois de se ve o clamour que isso causo parou de falar isso. mas disse sim numa seção da cãmara e isto é um abersurdo.
ResponderExcluirParabens pelo testo do Omo ele escreve bem e diz umas coisas bonitas.