Post do Luciano
ANOS 80, A FESTA
Dia desses fui convidado a fazer parte num destes grupos formados no Facebook por motivos dos mais diversos. Nome do grupo: Anos 80 – A Festa. Achei sugestivo e acabei aceitando para ver do que se tratava.
Qual não foi minha surpresa ao perceber que nascia, naquele momento, a ideia mais agradável àqueles que, como eu, foram adolescentes nos anos 80. A dona da ideia, Daniela Sanches, é filha do estimado Dr. Ely Roberto Sanches e faz parte do grupo de pessoas que classifico como valores da nossa terra; pois, mesmo longe, conseguem brilhar sem esquecer suas origens.
Passei a acompanhar as primeiras postagens e o crescimento vertiginoso do grupo que, decorridos 40 minutos, já tinha uma centena de pessoas e cerca de setecentas antes das primeiras 72 horas, façanha da qual nunca havia participado ficando realmente impressionado.
O grupo logo mostrou a que veio, agrupando postagens de lembranças e fotos ainda não digitalizadas de jovens ainda cabeludos (grupo no qual me incluo..rs) e meninas com cabelo de poodle, mas ainda libertas dos processos de alisamento e sem as algemas das chapinhas, inexistentes na época. Em vez de alisarem, a moda era o permanente, processo que encaracolava o cabelo de algumas “encrespando” definitivamente o de outras.
A primeira noite foi um “resumão” dos “points” referenciais da época e que não existem mais como: Ponto X, Lanchonete a Carroça, A Princesinha, Boate Paullus 558, Boatinha do Coroados, Lanchonete Shangrilá (não lembro a grafia), dentre tantos outros esquecidos pela maioria e desconhecidos da nossa juventude, com exceção do Tremendão que permanece até hoje com muita história para contar.
Logo em seguida, surgiu a melhor ideia da noite – uma grande festa de reencontro. Com mais algumas horas já surgiria uma comissão e a confirmação de presença da maioria dos integrantes, incluindo os que residem no exterior, afirmando que não perderão esta festa por nada deste mundo. Deverá acontecer em dezembro e será veiculada na mídia.
Depois do deleite com tantas lembranças de um passado vivido com a intensidade juvenil, fiquei nostálgico ao mesmo tempo em que percebi verdade na frase de Ana Paula Padrão para a revista Isto é que dizia: "Ter saudade não é querer ter tudo de volta. É apenas a sensação de ter idade pra ter saudade do que já passou simplesmente porque me fazia bem".
Anos 80 – A Festa, para muitos, será apenas um evento criado e focado num público que hoje desperta aos quarenta, contudo, para nós, será a oportunidade de rever amigos de longa data que o destino separou; pessoas com quem compartilhamos a histótia de nossas vidas numa época em que o grande “lance” era agrupar alguns, sentar nas escadas do correio ou da estação ferroviária e esperar a chegada de alguém com violão para fazermos uma bagunça bem grande ou, na realidade, apenas tocar até às 10 da noite.
Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.
muuuito legal!!!adoraria participar dessa festa,quem sabe não cairá em um final de semana q estarei em Venceslau, vou torcer...
ResponderExcluirPerfeito seu comentário, isso esta me trazendo muitas recordações e emoções.
ResponderExcluirÉ bom reviver o nosso eterno passado dos Anos 80, o qual desfrutamos nossa juventude com certa liberdade, mas nunca esquecendo as tradições, o respeito e a família.
A que bom seria se hoje em dia essa juventude fosse como nós fomos!
LUIZ HENRIQUE JORDÃO LOPES - FOZ DO IGUAÇU-PR.
Assim como o Luciano, sou um dos integrantes da comissão organizadora desta já tão comentada festa.
ResponderExcluirTenho muito contato com redes sociais mas, devo confessar que nunca ví o crescimento de um grupo dentro do facebook tomar proporções tão grandes em tão pouco tempo.
Hoje o grupo Anos 80 - A Festa completa sua primeira semana de vida com mais de 850 membros inscritos.
Nesta semana tive a rara oportunidade de rever amigos há muito não vistos, fotografias, relembrar velhas histórias, algumas artes, grandes festas e festivais e, a coisa que mais me emociona por ter uma veia musical, as rodas de violão com os amigos regadas a pop/rock dos anos 80 e muita MPB.
Confesso que vivi uma semana muito diferente da qual estou acostumado.
Posso afirmar com toda a certeza que esse grupo, com apenas uma semana de criação, já marcou a vida de vários "quarentões" que ainda hoje aqui residem ou já não mais.
De minha parte posso garantir que darei o meu máximo para que essa festa seja realmente inesquecível para todos os amigos saudosistas como eu!
Um fraternal abraço a todos do grupo Anos 80 - A Festa
MAX RAMOS
Luciano!!!
ResponderExcluirQue surpresa boa! Fiquei feliz e emocionada! Na verdade, diante do sucesso e da alegria de todos, sinto que fui um instrumento de Deus, diríamos o catalisador de algo que já era a vontade de muitos, como as próprias postagens frenéticas expressam, e a participação de todos com lembranças, fotos e histórias muito engraçadas de uma época muito feliz em nossas vidas!
Moro fora de PV há 20 anos, mas sinto que sai do interior, porém o interior não saiu de mim! Trabalho com pessoas do país todo, que por vezes riem do meu sotaque, o qual eu faço questão de manter original, já que dele muito me orgulho, pois assim eu aprendi a falar e falando assim irei morrer! Obrigada, e desejo toda a sorte para a comissão na organização dessa festa! bjos, DANIELA SANCHES
Época,músicas,filmes, escolas públicas, tudo ótimo, e olha que a economia era uma droga.
ResponderExcluirEu particularmente estou adorando, é a melhor idéia que já tiveram, e a cidade está bombando porque eu ligo pra minha mãe todos os dias e ela falou que já ouviu comentários no Ulian, nossa muito legal rever amigos, falar com eles, ver as fotos, chega a ser emocionante...ainda mais eu que quase não me emociono, quem me conhece, sabe, estarei presente na festa com certeza, estou muito feliz de estar neste grupo e de ter vivido anos extremamente felizes em Venceslau, hoje moro em São Paulo, sou advogada na empresa Lopes Cavalheiro Advogados, quem quiser espiar o site: lopescavalheiro.com.br.
ResponderExcluirMeu nome é Alessandra Maria Batista, sou filha de Venceslau,com muito orgulho, conhecida como Magrela, beijo a todos!!!
Luciano, temos compartilhado das alegrias deste reencontro virtual. Seu texto exprime bem o que tem causado tantas informações, fotos e histórias. O grupo cresce, posta fotos de famílias, de amigos eternos que ainda mantém contato e de amigos que se distanciaram com o tempo.
ResponderExcluirTudo isso é maravilhoso, principalmente ver como podíamos nos divertir tanto com tão pouco.
Um grande abraço para vc e para tds os do grupo ANOS 80 - A FESTA.
Adorei o post,parabéns.Faço parte da turma de 1972,quese todos com 40anos agora,sem duvida estarei na festa.
ResponderExcluirRenata Pereira-Pnorama-SP
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGente aqui é o Reginaldo vulgo FARINHA na época, to nesta, foi uma fase incrível em Venças que nunca sai na memória. Cianorte Pr
ResponderExcluirFiquei muito feliz e emocianada de reencontrar nessa comunidade pessoas que não via a muito tempo. A cada foto postada e comentario feito e uma viagem no tempo. Beijos a todos.
ResponderExcluirE que venha a festa, não perco por nada.
Vânia Inácio Ribeiro Costa - Ourinhos/SP
Pessoal, eu tb fiz parte deste grupo em um momento!!!!
ResponderExcluirQuero reencontrar todos!!!!
Peço que coloquem meu nome nesta lista, que Com certeza estarei ai!!!!!
Valeria Esperidião SP/SP
Anos Incríveis
ResponderExcluirDaniela Sanches com todo respeito, o tempo passou e vc ficou mais bonita. Tempo bom aquele, quem não se lembra do show do Roupa Nova lá no ginásio do abegão em pleno sucesso da novela Roque Santeiro, anos 80 o luciano tinha um fuscão creme com umas rodinhas invocado, gostava de dar uns "cavalo de pau" na rua de casa, bons tempos.....
E DO CINEMA NINGUÉM FALA NADA?
ResponderExcluirEssa festa poderia ser animada pelo ADUBATUKE.
ResponderExcluirToninho parabéns pelos detalhes, me lembro bem do Ponto X, uma coisa que lembro e que nunca vi por aqui em São Paulo, foi tomar refrigerante ou cerveja em saquinhos plásticos com canudo, na época só existia garrafas e não podíamos sair do estabelecimento com elas!
ResponderExcluirSaudades de Venceslau
Ass. Valeria Quedas
com certeza estarei nesta festa da privilegiada geração(sou do ano de 73)... parabéns aos organizadores e fico no aguardo para rever alguns amigos e relembrar as boas músicas desta década....
ResponderExcluirLuciano fiquei muito emocionada com seu texto,leio todos mas esse foi especial..viajei em cada momento. Não vejo a hora do grande dia e que todos façam um check up pois será muita emoção temos que nos prevenir kkkkkk.
ResponderExcluirDani obrigada por nos proporcionar tudo isso e que surjam novas idéias.
Beijos a todos do grupo.
Daniela Farias- Venceslau
Gente eu só tenho a agradecer por esse reencontro virtual que está acontecendo fazem 19 anos que saí da Cidade de Pres. Venceslau, mas foi aí que passei minha adolecência e fiz amizades preciosas, se DEUS quiser quero retornar para Festa dos Anos 80. Beijos grande a todos....
ResponderExcluirFrancini Furlan Andrade Galvani
São José do Rio Preto - SP
ESTE GRUPO DO FACE É FANTÁSTICO!!! DESDE SÁBADO NÃO VEJO A HORA DE ENTRAR NO FACE PRA FALAR COM MEUS AMIGOS!!! Já chorei de emoção várias vezes relembrando o tanto de histórias que vivemos juntos e ajudamos a CONSTRUIR!!! Reencontrei pessoas MARAVILHOSAS, INCLUSIVE PROFESSORES ANTIGOS!!! FOI UMA DAS MELHORES IDEIAS DOS ÚLTIMOS TEMPOS NO FACE!!!! E essa festa será FANTÁSTICA!!! NÃO VEJO A HORA DE REENCONTRAR TODO MUNDO!!!!!!!!!! CLARO QUE IREI ATÉ PV p/ a FESTA! AGRADEÇO a DEUS ter a idade que tenho, pois só assim pude ter vivido o que eu vivi junto com essa turma. FELIZ DEMAIS COM A FESTA e POR TER REENCONTRADO TODOS ELES!!!!
ResponderExcluirVirou um vício esse grupo!!! Muitas lembranças... saudade de muita gente. Em novembro desse ano vai fazer 20 anos q mudei de Venceslau p/ São Paulo! Como o tempo passa!!! Bjos a todos e um bjo para o Toninho Moré da Barbara Brasil... a mais jovem locutora da Radio Jovem Som FM... kkkkk. Ass: anônima (Barbara Quedas de Payá)
ResponderExcluirNossa..estou adorando tudo isso...ter notícias de todos os meus amigos quarentões!!! O tempo passou né moçada, e ficaram as boas lembranças daquela época. Grança abraço à todos.
ResponderExcluirparabens Luciano,pois recordar è preciso.forte abraço...
ResponderExcluirExcelente texto, Luciano!!
ResponderExcluirExcelente comunidade, Daniela Sanches, Super Amiga!
Oi eu também faço parte desse grupo e essa semana não consigo sair fo face virou uma mania e muitas recordações e não vejo a hora dessa festa acontecer pra quem sabe tenta Volta um pouquinho ao passado bjs a todos !!!!!!Rose borges
ResponderExcluirMUITO BOM EXCELENTE,TEMOS QUE TRAZER IDÉIAS BOAS PARA ESSA JUVENTUDE DE HOJE VER QUE NÃO É PRECISO VIRAR ARVORE DE NATAL E NEM FICAR QUEIMANDO PEDRA E OUTRAS TANTAS PORCARIAS PARA SER FELIZ,MAIS UMA VES P A R A B E N S.
ResponderExcluirOBS:SE ALGUEM QUISER FAZER ANOS 90 PODE CONTAR COMIGO, SOU EDSON TAVARES.
Que ADUBATUQUE o que... queremos ouvir é rock dos anos 80... ADUBATUQUE é dos anos 90 e só toca pagode... Se liga meu...
ResponderExcluirSe for bem organizada essa festa vai bombar
ALGUÉM AÍ SE LEMBRA DA LANCHONETE "A PATOTA" DO CIDÃO,DA "SHANGRI-LÁ",DO "BAR PINGUIM" ,DOS NOSSOS"QUERIDOS PROFESSORES" AOS QUAIS RESPEITÁVAMOS COMO A NOSSOS PAIS? NÓS ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS.
ResponderExcluirRED WARRIOR-WENÇAS...PRA SEMPRE
A FESTA DEVE SER COMO UM "REVIVOR"DOS ANOS 80.SE ENTRAR A GERAÇÃO 'BOLO DOIDO" AÍ DESCARACTERIZA TOTAL.
ResponderExcluirRED
GENTE DESCULPEM A IGNORÂNCIA MAS COMO ACHO ESSE GRUPO NO FACE?!?!?
ResponderExcluirMax não era voce qui tocava com o wltinho e bananeira na paulus?
ResponderExcluirporque voces não colocam essa banda da paulos para tocar de novo. eu vivi nesse tempo e tenho muita saudade, como eu faço para ir nesse baile? obrigado.
Anos 80 - A FESTA
ResponderExcluirDesde que tudo isso começou, estou sempre ansiosa para abrir o face a saber novas notícias, ver novas fotos...Tudo isto descrito em primoroso texto do Luciano. Que venha a festa!!!!
ResponderExcluirEu sou o Loló ( do passat branco todo amassado da King Pneus)..kkk É só me avisar quando será que estarei lá.... Bons anos de Venceslau e uma galera mais que demais..... Um beijo no coração de todos.
ResponderExcluir