quinta-feira, 15 de março de 2012

Basquetebol venceslauense

Esportes
EDITORIAL DO IMPARCIAL
Um dos jornais mais importantes da região divulgou editorial que enaltece o basquetebol de Presidente Venceslau e de Dracena. Leia a matéria na íntegra:


Disputar elite estadual fortalece basquete de Dracena e Venceslau
O basquete brasileiro, nos últimos anos, tem sofrido um processo de reestruturação. Teve a saída do longevo Gerasime Nicolas Bozikis, Grego, da presidência da Confederação Brasileira da modalidade (CBB), a união dos clubes, a criação das ligas masculina e feminina e o fortalecimento das seleções, sejam de base e adulta. Dentro deste contexto, as cidades de Dracena e Presidente Venceslau conseguiram se inserir na elite paulista e vão disputar, no primeiro semestre, a principal divisão e assim quebram barreiras e abrem horizontes.


Enfrentar uma Série A-1, mesmo sem a presença das grandes forças do Estado, não é tarefa das mais fáceis. É fundamental que haja, acima de tudo, planejamento. Esse trabalho de organizar tem vertentes amplas, como por exemplo, a preparação do elenco, contratar jogadores que vejam comprometidos, fazer planilhas para viagens e outros. Toda essa logística depende, claro, de orçamento. Sem dinheiro e investimentos o time pode sofrer e o rendimento em quadra cair. O importante é não "dar um passo maior do que a perna".


Dracena, na versão masculina, e Venceslau, na feminina, têm tradição no basquete. Já revelaram atletas e conquistaram títulos de expressão. Agora é uma nova realidade. O passado não pode ser esquecido, porém, é essencial vislumbrar um futuro bem inovador. Diante dessa nova realidade, os dirigentes das duas cidades da região de Presidente Prudente devem focar o trabalho "pé no chão", valorizar as categorias de base e saber reconhecer suas limitações. Nesta temporada será um aprendizado, ma sem ter medo de mostrar a cara.


A ousadia de dracenences e venceslauenses de disputarem a elite revela que no interior paulista existe a fomentação do basquete, profissionais capacitados e atletas com grande potencial. O que falta é na verdade o estímulo da Federação Paulista (FPB) e da própria CBB. As entidades que gerenciam a modalidade não podem virar as costas para as equipes e cidade menores. É preciso fazer algo para atraí-los. Redução de taxas, tabelas mais equilibradas e viagens menos desgastantes são alguns dos fatores crescer o basquete.


Os moradores de Dracena e Venceslau são privilegiados. Outros municípios até de grande porte não possuem times na Série A-1 e tão pouco pensam em disputar a maior divisão estadual. A torcida das duas cidades da 10ª Região Administrativa (RA) do Estado de São Paulo terá papel importante na motivação e entusiasmo dos elencos. O apoio das arquibancadas por fazer a diferença durante uma partida. Um ginásio cheio é sinal de que o trabalho está sendo bem executado e pode colher frutos tendo o apoio condicional dos torcedores.


O basquete de Dracena e Venceslau também ganhará impulso com parceiros que possam injetar recursos. Manter um time, principalmente na esfera amadora, requer aplicação correta das verbas e transparência de onde foram utilizadas. A iniciativa privada e o poder público têm que atuar juntos visando o fortalecimento do basquete. Toda essa união será preponderante para que o projeto nas duas cidades tenha sobrevida e não naufrague no meio do caminho. Quem acredita no esporte ganha dividendo, fortalece a sociedade e ajuda o ser humano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez o basquete de Venceslau é destaque na região. Espero que esse ano essas equipes cresçam cada vez mais e que a quadra esteja lotada em todos os jogos como disse o Imparcial em seu editorial. Vamos apoiar e ter orgulho do que temos em nosso municipio. E parabéns a esse conceituado jornal que busca a notícia em toda região. Serve de alerta para a imprensa (jornal) de nossa cidade que não parece estar preocupado em buscar noticia em lugar nenhum.