Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Doença perigosa

Cães
LEISHMANIOSE PREOCUPA
Hoje recebi este panfleto em minha casa. Pede para que as pessoas projetam o seu cachorro e suas famílias. Nesta segunda-feira vamos levantar reportagens abordando este assunto, que pelo que se ouve na cidade esta se tornando um problema sério. Pessoas foram infectadas pela doença. Muitos cães sacrificados Esta é uma cruzada muito forte que toda a sociedade venceslauense tem que participar. Leia com atenção esta matéria e entre em ação agora. Só assim poderá salvar o seu cão e se prevenir pessoalmente da doença.


Como é transmitido
Através da picada do mosquito palha. 
O que acontece com os animais?
Os cães infectados devem se eutanasiados. Não há tratamento para os cães.
A doença
No ser humano ataca o fígado, baço e medúla óssea.
Sintomas no homem 
Febre, aumento do volume do abdomem, emagrecimento, tosse e falta de apetite
Sintomas no cão
Emagrecimento, crescimento das unhas, queda dos pêlos, falta de apetite, infecções na pele.


Como se proteger contra o mosquito
- Evitar o acúmulo de matéria orgânica em seu quintal, como restos de comida, folhas e fezes de animais.
- Embale muito bem o lixo e não jogue-o em terrenos baldios
- Fique atento à saúde do seu cão e à menor suspeita leve-o imediatamente ao veterinário
- Use em seu cachorro produtos veterinários destinados a repelir o mosquito.

5 comentários:

  1. Obrigada Toninho por começar esta campanha contra essa doença, vamos todos colaborar e manter seus quintais limpos. Hoje tive que sacrificar minha cachorrinhha estou muito triste e não quero que mais ninguem passe pelo que eu e minha familia estamos passando.

    ResponderExcluir
  2. oi Toninho, não pude deixar de comentar sobre esse artigo da leishmaniose. Entendendo quando dizem que cães infectados devem ser eutanaziados, porém discordo do ponto de vista que, se continuarmos só focando a doença nos animais, de nada adiantará, pois o que atrai o mosquito palha é a falta de cuidados e manutenção com os quintais(vulgo acúmulo de sujeira e/ou não limpar terrenos abandonados), o depósito errado de lixos, dentre outras coisas que dependem de nós seres humanos.
    Digo isso porque tenho dois cães bem tratados, mantenho meu quintal em ordem e cuido do meu lixo, no entanto parece que nem todas as pessoas fazem isso. Aí eu pergunto, se um dos meus cachorros for picado e contrair a doença, eu em vão tentar tratar, sou obrigada a sacrificar por que alguém deixa sujeira a vista de todos? E não está nem aí pro meu cachorro e pro meu sentimento pelo animal? Ou pior, não está nem aí pra saúde dela mesma, quem dirá da saúde pública.
    Ë de se pensar a respeito!

    ResponderExcluir
  3. Não só os cães são transmissores, o boi o gato e outros tb/ o são.

    ResponderExcluir
  4. Toninho...chegamos a um assunto sério...questão de saúde pública. A melhor saída para acabar com a Leishmaniose é a limpeza de quintais e terrenos baldios...mas esse dever é aplicado somente a nós moradores, eu queria fazer uma pergunta ao prefeito...em campanha política no meu bairro (parque São Jorge) o senhor prometeu que iria acabar com o buracão que fica pra baixo da rua Xisto Erbela, buraco este que é um esgoto a céu aberto, com mau cheiro (principalmente qdo demora a chover, o mau cheiro fica insuportável, nossas casas tem que ficar fechadas), e local fácil para a proliferação desses mosquitos.
    Toninho queria pedir a vc que fosse nesse local e tire fotos, converse com os moradores que moram de frente pra esse esgoto e publique no seu blog... quem sabe assim o prefeito tome consciência de tamanha irresponsabilidade...e assim faça a parte dele como administrador do nosso município, diminuindo em grande parte o risco de doenças... principalmente causada por esses mosquitos.
    Toninho...Obrigada pelo espaço e tomara que resulte em alguma solução.

    ResponderExcluir
  5. Olá espero que estejam cientes que hoje há tratamento para leishmaniose,e é inaceitável a proposta de eutanásia visto que paises europeus tratam a doença,vamos dar valor em nossos amigos bichos.obrigada

    ResponderExcluir