segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Semana será quente em Brasília

Brasília
GOVERNO DÁ COMO CERTO PEDIDO DE IMPEACHMENT
Planalto prevê ação de Eduardo Cunha, monta equipe de advogados e arma estratégia
Jornal O Estado de São Paulo.

O governo já dá como certa a abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff no Congresso e montou um time de advogados e juristas para defender a presidente. A decisão do Palácio do Planalto é recorrer ao Supremo Tribunal Federal assim que algum requerimento solicitando o afastamento de Dilma for aceito pela Câmara.

Em nova reunião realizada ontem (11) com ministros, no Palácio da Alvorada, Dilma foi informada de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comandará uma "manobra" pró-impeachment.

A avaliação do governo é de que, acuado após a denúncia do Ministério Público da Suíça mostrando contas secretas atribuídas a ele e abastecidas com dinheiro desviado da Petrobrás, Cunha vai pôr em prática o jogo combinado com a oposição para atingir Dilma.

Por esse script, o presidente da Câmara rejeitará, amanhã, o pedido dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, propondo a deposição da presidente. A ideia, porém, seria deixar o caminho aberto para que um deputado da oposição apresente recurso ao plenário da Câmara. Nesse caso, ainda no roteiro idealizado por Cunha, esse recurso poderia ser aprovado por maioria simples, composta por 50% mais um dos deputados, com qualquer número de presentes à sessão.

O advogado Flávio Caetano, coordenador jurídico da campanha de Dilma à reeleição, foi escalado para coordenar a defesa da presidente na possível ação de impeachment. O governo pretende contestar a questão do quórum para a abertura do processo pela Câmara, uma vez que a Constituição exige dois terços dos parlamentares.

Na reunião de ontem (11), os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Aldo Rebelo (Defesa) e o assessor especial Giles Azevedo traçaram cenários para a presidente e disseram que a decisão do PSDB, DEM, PPS, PSB e Solidariedade de divulgar uma nota pedindo o afastamento de Cunha do comando da Câmara não passa de um jogo de cena. "Fizeram isso para dar satisfação às bases, mas precisam dele para deflagrar o impeachment", disse ao Estado um auxiliar direto de Dilma. "É tudo combinado."

Acordo Ministros ainda continuam conversando com Cunha, na tentativa de fazer um acordo com ele, mas têm poucas esperanças. Uma das propostas consiste em segurar o PT para não pedir a cassação do mandato do peemedebista no Conselho de Ética da Câmara, em troca da salvação de Dilma.

No diagnóstico do Planalto, o maior sustentáculo da presidente, agora, está no Senado, que pode barrar o impeachment. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é aliado do governo.

Além de Caetano, nomes de peso do meio jurídico, como Celso Antonio Bandeira de Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Dalmo Dallari, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), farão parte da equipe que defenderá Dilma. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto também foi sondado para se juntar ao grupo.

Os juristas prepararam pareceres para dar sustentação à defesa de Dilma. Documento assinado por Bandeira de Mello e Fabio Konder Comparato diz que a reprovação das contas do governo pelo Tribunal de Contas da União (TCU) não representa crime de responsabilidade e, portanto, é insuficiente para embasar a abertura de um processo de impeachment no Congresso.

Na semana passada, diante da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de abrir uma ação de impugnação contra a chapa formada por Dilma e pelo vice Michel Temer, Dalmo Dallari também sustentou que o órgão não tem competência para cassar mandato de presidente da República.

9 comentários:

Anônimo disse...

MJOR OLIMPIO, CAP BOLSONARO,DEL VALDIR,O TRIO DE LOUCOS MAS SE DEPENDEREM DELES A FERA ESTA FORA ,NAO E PDA DILMA? DOS 513 E O TRIO QUE VAI FAZER A DIFERENÇA DA VAGABA NA RUA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Acho Que A Coisa Mais Triste De Se Ver E vc Observar Seu Pais Afundando Em Uma Crise E Enquanto Isso Vc Observa Por Outro Lado Quem Deveria Estar Lutando E Unindo Forças Para o Mesmo Não Acontece Simplesmente Ignoraram Tudo Que está Acontecendo E Ficam Em Uma Disputa De Poder Onde o Maior Prejudicado e povo Brasileiro Que Olha No horizonte E Ve Nada promissor Com relação A Politica Deste pais Onde e sujo Falando do mal Lavado E corrupção E mais Corrupção Quando eu vejo Aqueles Senhores De cabelo Branco Falar Em Rede nacional Sempre com as caras lavadas Sempre mentindo vejo Que Não tem Pingo de vergonha e carácter e nem respeito pelo povo brasileiro,#maisvergonha#na#cara#por#favor

Unknown disse...

Boa noite leitores
Bom esta semana não será,nada fácil para ambos tanto,Dilma como Cunha
Cada dia o senhor Cunha se esconde de seus erros,querendo ser santo,mas de santo o mesmo é o Pt de Dilma não tem de nada ..no mínimo agora os dois devem estar fazendo acordos para ambos não saírem perdendo .
Isto é uma vergonha nacional e internacional,vejo caros leitores o lixo de governo que temos,os mesmos se protegem com crimes praticados por ambos.
E quem paga sempre a conta somos nós contribuintes,este país está impregnado desta política suja,puro lixo.onde os mesmos políticos rouba e fazem lei para se proteger-se de crimes,que eles mesmos praticam.pura sacanagem onde os mesmo tem rabo preso um com o outro,e fazem acordos às escondidas para nenhum sair perdendo ..se fosse nos Estados Unidos estes pilantras iriam pagar o preço certo,mas a mão de Deus cuidará deles,irão sentir o peso !#prontoesperem
Dida Araujo da capital para veceslau

Anônimo disse...

Observando os acontecimentos, pergunto; quem vamos por lá, pois não se salva nenhum, todos farinha do mesmo saco. Estamos enrolados!

Anônimo disse...

Cada comentario sem nexo. O cara escreve por escrever, porque tem coceira nas digitais.

Anônimo disse...

Aí você "Dida Araújo" enganado outra vez, a Dilma não faz acordo com golpista procure entender melhor o jogo da politica para não pagar mico, quem está fazendo acordos com Cunha é o PSDB com o Carlos Sampaio, e o Aécio, Agripino Maia do DEM, e o Paulinho da Força que estão se borrando porque se a Dilma escapar desse Impeachment Golpista! eles vão direto para cadeia onde já deveriam estar há muito tempo, você sabe que tem vários politicos do PSDB,DEM que estão atolados em corrupção mas vocês não admite porque é mais fácil surfar na onda de culpar o PT, o Ministro do TCU Augusto Nardes foi pego na operação Zelotes envolvido no esquema de sonegação de impostos o Jornal Folha que vocês tanto confiam, diz que todos os Ministro do TCU estão envolvido com corrupção mais é mais moderno culpar o PT!!

Anônimo disse...

"DEIXA VER SE ENTENDI"
DILMA NÃO TEM APARTAMENTO EM PARÍS. FHC TEM UM QUE VALE 11 MILHÕES DE EUROS.
DILMA NÃO TEM AEROPORTO PARTICULAR FEITO COM DINHEIRO PÚBLICO.
DILMA NÃO TEM DINHEIRO NA SUIÇA.CUNHA TEM E O TESOUREIRO DO PSDB TEM.
DILMA NÃO TEM NOME NA LAVAJATO.
DILMA NÃO TEM FICHA SUJA.
MAS AQUELES QUE TEM SÃO OS "HONESTOS" QUE QUEREM TIRA-LA DA PRESIDENCIA DO PAÍS!!!

Anônimo disse...

Abaixo o golpe eleição se ganha nas urnas. Viva o governo social que melhorou a vida de milhões de brssileiros para desespero da elite sanguessuga. E LULA em 2018 presidente de novo.

Anônimo disse...

CANONIZA ENTÃO A PRESIDANTA.