segunda-feira, 29 de junho de 2015

União homoafetiva

Oeste Paulista
NÚMERO DE UNIÕES ESTÁVEIS HOMOAFETIVAS CRESCE NA REGIÃO
G1

O Oeste Paulista está entre as regiões do estado que menos formalizam união estável de casais homoafetivos, segundo dados do Colégio Notorial do Brasil. Mas apesar disso, desde que foi criada em 2011 a lei que oficializa a união, o número de pessoas que procuram cartórios para oficializar a união cresceu na região de Presidente Prudente.

No primeiro ano em que a lei vigorou, duas uniões foram realizadas. Já em 2012 foram 10, em 2013 caiu para cinco e no ano passado foram 17.A união estável é uma opção para os casais homoafetivos que querem formalizar a constituição de uma família.

Ainda segundo dados do Colégio Notorial do Brasil nos últimos quatro anos, nas cidades paulistas, foram realizadas mais de 1.600 uniões estáveis entre casais homoafetivos. Na região de Presidente Prudente 37, 2% do total.

Segundo o sociólogo Marcos Lupércio, "a sociedade que vive na região de Presidente Prudente é mais conservadora, mais tradicional e isso pode retrair esses casais homoafetivos a procurar seus direitos que já são garantidos por lei".

Ainda conforme ele, "quanto mais esse assunto é comentado no país a população vai acostumando com essa nova realidade e esse ambiente de liberdade".

Em 2008 a aposentada Olézia Francisca de Almeida Manfrino e a assistente social Crisitina Aparecida Manfrino decidiram oficializar a união. Elas moram em Presidente Epitácio e estão juntas há mais de 15 anos."Nos conhecemos em São Paulo, nos apaixonamos e a partir daí vivemos uma vida tranquila como casal", conta Cristiana.

Segundo o tabelião Fernando Bosco, os casais que aderem a união estável tem direitos sucessórios, a pensão, a afetos de adoção e qualquer outro direito que um casal heterossexual tenha.
_____________________________________________________

Liane

13 comentários:

Anônimo disse...

QUEM SE LEMBRAR DAS PALAVRAS DE JESUS CRISTO:"CÉUS E TERRA PASSARÃO MAS A MINHA PALAVRA NÃO PASSARÁ"...JAMAIS VAI SE ACOSTUMAR COM ISSO.

Anônimo disse...

Vivemos em outra era, outros tempos... O único que pode nos julgar é Deus. Por tanto atire a primeira pedra aquele que não tenha pecado. Quem sou sou eu para julgar o outro?...

Anônimo disse...

Quem se lembrar de cuidar da própria vida e se incomodar menos com a alheia, nem precisa se acostumar mesmo.
#ficaadica

Anônimo disse...

E assim caminha a humanidade,ou seria a bovinidade?E ainda dá dicas,pasmem.

Anônimo disse...

e quem não acredita esta errado??

Anônimo disse...

muitos fazem como moiseis pega o cajado senta no trono e fica criticando o proximo, cada uma faz o que quer. quem quer laranja chupa çaranja, quem quer acabacaxi chupa abacaxi, que quer uvas chupa uva e assim vai cada um faz o que quer e quem ficou para julgar foi deus e nao ser humano aqui na terra. o respeito e bom e todos nós gostamos ois pagamos o mesmo imposto que todos pagam, entao fica uma dica é muito bom a democracia e direitos de todos. vejamos bem os estados unidos um pais bem contra a uniao homofeativa, hoje ganharam o direito pela suprema corte daquele pais norte americano. entaoas coisas estao mudando e varios paises do mundo esta optando por respeitar os direitos dos homossexuais. viva brasil viva a democracia. é isso ai daqui uns tempos a coisa vai melhorar cada vez mais. enquanto isso.................. vc tenha mais um pouco de amor para o seu proximo ao inves de criticar ajude-os. viva os diretitos de cada um parabens brasil viva o ARCO-IRIS. VIVA LGBTT.

Anônimo disse...

Salve tricolor

Anônimo disse...

QUEM VERDADEIRAMENTE SE LEMBRA DAS PALAVRAS DE JESUS CRISTO, JAMAIS FICA CUIDANDO DA VIDA
DOS OUTROS E MUITO MENOS JULGANDO O PRÓXIMO, POIS NEM MESMO O PRÓPRIO JESUS CRISTO NUNCA SE
ACHOU NO DIREITO DE FAZER ISSO.

Anônimo disse...

acho que todos tem o direito de postar seus comments,mas por favor,leiam o texto e as postagens dos outros e entendam.Quem ,em algum comment julgou ou foi preconceituoso com alguém pelo amor de Deus?O que vcs foram fazer na escola que não conseguem interpretar uma situação simples dessas? Deixem de ser orelhudos.O que foi rebatido no primeiro comment é o fato do profissional citado em questão dizer que em nossa região somos tradicionais e conservadores,em outra palavras quis dizer que somos uns atrasados,e que com o tempo e a modernidade nós vamos nos acostumar.Que mal foi dito contra alguém se apenas foi citado o nome daquele que nos representa,e não somos poucos,só no Brasil são 150 milhões de cristãos,e que,embora tenha estado nesse mundo há dois mil anos,foi,é,e continuará sendo a maior personalidade de todos os tempos?Cuidar da própria vida seria enxergar em uma só direção como fazem aqueles que puxam carroças? Por favor,façam suas argumentações,mas usem melhor a jaca que carregam grudada no pescoço.E o que disseram acima sobre fazer o que bem entender tbm tá certo,se quiser rolar com aqueles caramujos que empesteiam a cidade...pode tbm,é o livre arbítrio.E pode ficar mais feliz? ainda,pq o que aconteceu nos EUA,cedo ou tarde vai acontecer aqui tbm.Isso tbm tá na PALAVRA DE DEUS.Lá tbm tá escrito que o mundo jaz no maligno.Nós,e esse nós é muita gente,nunca vamos nos acostumar com essa sugesta do Pai da Mentira.Só para concluir,a Bíblia é um livro de inspiração filosófica que garante a todos que nela crer a liberdade de consciência e pensamento assim tutelada pela Constituição Federal.Comecem a ler um pouco e aprendam.

Anônimo disse...

caso vc n saiba aqui eh legalizado antes do eua.rs acho que quem falta estudar eh vc rs

Anônimo disse...

PODE SER,MAS LEGALIZADO AQUI OU LÁ.NOS FINALMENTE É A MSM M...ISSO NÃO MUDA EM NADA O QUE EU QUIS DIZER.

Anônimo disse...

Nos Brasil o que é legalizado é a UNIÂO ESTÀVEL e nos Estados Unidos o que foi legalizado foi o casamento.Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.Juridicamente tem diferença...peraí,cê sabe o que significa juridicamente?

Anônimo disse...

Então me explica ai Miguel Reales...rs