sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mês Verde

Comemoração
CART LANÇA O "MÊS VERDE"
Assessoria

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a CART – Concessionária Auto Raposo Tavares realizará ações de conscientização ambiental entre seus colaboradores e municípios ao longo do Corredor CART. Atenta às questões de preservação ambiental, a Concessionária promove o "mês verde" , um mês de atividades educativas e práticas focadas na conscientização e em um estilo de vida mais sustentável.

Como parte da campanha serão fixados cartazes alusivos ao tema nas 12 bases do SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário instaladas ao longo do Corredor Raposo Tavares e frases de conscientização estarão presentes no sistema "CART Atende!". Os colaboradores serão envolvidos através de comunicados internos com o objetivo de incentivar a adoção de medidas que reduzam o consumo de energia e de água, contribuindo assim, com a preservação do meio ambiente. Nas praças de pedágio, será realizada a distribuição de 5 mil mudas de árvores nativas para usuários da concessionária durante o mês de junho em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

Em comemoração ao mês verde, a página da CART no Facebook vai trazer postagens de conteúdos sobre a preservação ambiental. Serão vídeos sobre parcerias com projetos socioambientais apoiados pela CART, ações que a Concessionária realiza e dicas cotidianas para redução de consumo de energia e água.

“Mesmo não tendo a obrigação em edital de manter um sistema de gestão ambiental certificado, a CART optou em certificá-lo, para de fato atestar nosso compromisso. Com isso em mente, todas as nossas ações são norteadas com este princípio. Estamos sempre buscando mitigar nossos impactos e compensar por aqueles que não podem ser mitigados" ressalta o coordenador de meio ambiente, Osnir Giacon.

Contribuir com a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos. Para isso, é necessário que alguns hábitos do dia a dia sejam repensados e executados de forma mais sustentável para a construção de um espaço melhor para as próximas gerações.

Conforme a Constituição Federal em seu artigo 225 todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. A CART e seus parceiros tem desenvolvido diversas atividades para a preservação do meio ambiente, qualidade de vida e adoção de hábitos sustentáveis para a construção de um espaço melhor para as atuais e futuras geração.

Parceria com municípios do Corredor CART

Ibirarema - Em Ibirarema, a CART em parceria com Secretaria de Meio Ambiente promoverá atividade de educação ambiental e vai distribuir durante o mês de junho mil unidades de lixo-car da CART, lixeiras para colocar no câmbio do carro, a servidores municipais e alunos de escolas da rede municipal. A ação educativa visa conscientizar motoristas e passageiros a não jogar lixo pelas vias urbanas ou mesmo na rodovia!

Assis - No município de Assis, o Projeto Broto Verde receberá alunos da rede de ensino para apresentar o projeto e desenvolver atividades de educação ambiental. "A CART entrou na vida do Projeto Broto verde há dois anos e participou de várias ações de conscientização de educação viária para jovens. A CART supriu a nossa necessidade de educar esses adolescentes para a segurança no trânsito. Além disso, a CART tem o mesmo ideal do projeto Broto Verde que é a responsabilidade socioambiental" informa, Viviane Soares, coordenadora do Projeto Socioambiental do Broto Verde. Para ter acesso ao depoimento completo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=_Ml9IfIZKng

Presidente Epitácio - Em parceria com a Apoena - Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar- que desenvolve o "Projeto Plantando Árvores e Aproximando Pessoas" a CART inaugurou no dia 03/06 o Projeto Plantando Árvores e Aproximando Pessoas, que foi selecionado pelo II Edital do Instituto Invepar e visa a restauração florestal de áreas degradadas da Mata Atlântica na região de Presidente Epitácio. O projeto tem entre seus objetivos ampliar a conectividade entre os fragmentos florestais, estabelecendo corredores ecológicos, protegendo a biota, os recursos hídricos, a fauna silvestre e a flora brasileira.

Atuação socioambiental da concessionária

Os projetos socioambientais da CART procuram integrar ao negócio da empresa o desenvolvimento econômico, social e ambiental das localidades onde a empresa atua. Em 2010, a CART assinou o Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

A CART conta com Comitê Interno de Responsabilidade Socioambiental que mantêm contato constante para o intercâmbio de informações e experiências, o planejamento de ações e o estabelecimento conjunto de estratégias, metas e objetivos. A CART aplicou os Indicadores Ethos, desenvolvidos pelo Instituto Ethos, para empresas interessadas em avaliar sua gestão sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade social. Os resultados geraram um plano de ação para áreas diversas da empresa.

O Relatório Anual de 2014 da Invepar utiliza a metodologia GRI - Global Reporting Initiative, uma das mais utilizadas e reconhecidas em todo o mundo que contribui para a adoção da prática de medir, divulgar e prestar contas para públicos de interesse sobre o desempenho organizacional, tendo como objetivo final promover o desenvolvimento sustentável. A CART participa deste processo de elaboração do relatório e mensuração de indicadores de responsabilidade socioambiental.

Também atua em parceria com a CART o Instituto Invepar que apoia projetos que estejam alinhados à valorização territorial e desenvolvimento comunitário, buscando sinergia entre os resultados das ações de responsabilidade social e a presença das empresas do Grupo Invepar na região de forma mais eficiente.
_________________________________________________

Selma Calçados

Um comentário:

Anônimo disse...

ao enves de anuciar mes verde, anucie tapetete preto, concertando defeito na pista, entradas e saidas da mesma. exemplo, no perimetro urbano de pres.venceslau em alguns pontos. e a velocide muito alta neste trecho, me poupe ao oorgao responssavel pelo transito, pois nos usuarios estamos correndo risco que se podem ser sanado antes de acontecer o pior.