quarta-feira, 6 de maio de 2015

Homenagem

Presidente VEnceslau
“MÃE SÍMBOLO DE 2015”
Assessoria

Em assembleia festiva, o Lions Clube de Presidente Venceslau, nesta quinta-feira, dia 7 de maio, às 20:00 horas, homenageará Maria Júlia Mangas Catarino da Fonseca Pereira, como “Mãe Símbolo de 2015”.

A homenageada nasceu em 1º de janeiro de 1936, na Quinta da Caridade, na cidade de Ourém, em Portugal. Filha de Francisco Pereira Catarino e Josefa da Piedade Mangas, sendo a quarta filha de oito irmãos: Maria do Rosário, Maria Celeste (falecida), Fernando, Francisco (falecido), Maria Leonor, Maria Isabel e José Alberto. Viveu sua infância em Vila Nova de Ourém, hoje cidade de Ourém, estudou na escola primária do Alqueidão, foi catequista e desde pequena ajudava nos serviços da Quinta e da casa. Em 08 de maio de 1960, casou-se com Antônio de Oliveira da Fonseca Pereira no Santuário de Fátima, em Portugal. Com o marido veio para o Brasil no navio Vera Cruz ancorando em Santos em 28 de setembro de 1960, onde os esperava seu sogro Augusto Vicente da Fonseca Pereira que já estava no Brasil desde 1930.

No dia seguinte seguiram viagem para Presidente Venceslau. Maria Júlia sentia-se impressionada com a grandiosidade do Brasil. Foi morar na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, no município de Marabá Paulista. Trabalhou sempre com o marido e o sogro nas propriedades rurais, participando arduamente de seu progresso. Teve seis filhos: Antônio Augusto casado com Sílvia que lhe deram os netos Antônio Augusto e Ana Laura; Francisco Manoel casado com Jacquelini que lhe deram os netos Júlia e Pedro Augusto; Fernando José casado com Maria Cristiane que lhe deram os netos Maria Fernanda e Fernando Antônio; Maria do Carmo casada com Jorge Luiz que lhe deram os netos Gabriel e Milai; Maria Júlia casada com Sidnei que lhe deram a neta Ana Júlia; e Maria Isabel casada com José Maurício que lhe deram os netos João Guilherme e Camila. Maria Júlia com seus filhos vivia a felicidade com seu marido na Fazenda Nossa Senhora de Fátima. Tudo ia bem, mas, em 29 de junho de 1972 faleceram o marido e seu sogro, vítimas de um acidente automobilístico em Selvíria, Estado de Mato Grosso. A fatalidade deixou Maria Júlia viúva, com seus seis filhos, o mais velho com 11 anos e a mais nova com 1 ano e seis meses. Tinha apenas 36 anos, mas com muita fé, garra, e perseverança, enfrentou todos os desafios que encontrou. Devota de Nossa Senhora de Fátima, quando veio para o Brasil trouxe uma imagem da santa para a capela da fazenda, onde está até hoje.

Todos os anos no dia 13 de maio é celebrada uma missa na capela para a família, funcionários e amigos. Tradição que começou com seu sogro Augusto Pereira em 13 de maio de 1935. Além de mãe extremosa, acolhedora de todos os filhos, netos, noras e genros com muito carinho, seu trabalho em prol da produção agropecuária deu origem ao conhecido Grupo “Maria Júlia”. Dedicou-se à criação de gado nelore, gado leiteiro produzindo leite B, milho, soja e cana. Participou da fundação da Decasa, sendo presidente da empresa por alguns anos e que por motivos societários foi vendida.

Apesar de todas as atividades que participa, dedicou tempo à área social de Presidente Venceslau. Foi tesoureira da APIM por 20 anos, trabalhou no restaurante da APIM nas FAIVEs. Presidiu o Fundo Social de Solidariedade trabalhando em campanhas ligadas à assistência aos mais necessitados. Foi voluntária da APAE por diversos anos. Por sua vida comunitária exemplar, foi convidada a participar do Lions Clube de Presidente Venceslau, da qual é associada há dois anos. Em 1983 foi homenageada pela Câmara Municipal de Marabá Paulista e em 02 de setembro de 2014 pela Câmara Municipal de Presidente Venceslau, recebendo o título de “Cidadã Benemérita”. Trabalha até hoje com a família, gosta de reuni-la sempre que pode em sua casa, na “Quinta da Caridade” de Presidente Venceslau, onde cuida dos jardins, pomares, hortas e criação de pequenos animais. Está muito presente na vida dos netos com muitas brincadeiras somadas aos seus grandes ensinamentos. Como afirma ela: “É muito feliz por ter criado uma família que está unida, onde todos cultivam a essência da fé, do amor e dos bons princípios.”

Tudo o que fez em sua vida, transformou-a na matriarca da família “Maria Júlia”.

O Lions Clube de Presidente Venceslau, reconhecendo todas suas qualidades somadas às de mãe, presta sua homenagem a Maria Júlia Mangas Catarino da Fonseca Pereira como “MÃE SÍMBOLO DE 2015”. Parabéns a homenageada e a toda sua família. Rogamos a Deus que a abençoe e proteja.
____________________________________________________

Escritório Vencesprev

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa vida, que linda história, homenagem merecidíssima, parabéns D. Maria Júlia, que seja exemplo para muitas pessoas nesse mundo!!