terça-feira, 28 de abril de 2015

Executado

Site Uol / Reuters
Brasil
INDONÉSIA EXECUTA BRASILEIRO POR TRÁFICO DE DROGAS
Uol

O brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, 42, foi executado nesta terça-feira (28) por fuzilamento na ilha de Nusakambangan, na Indonésia, cumprindo uma condenação à morte por tráfico de drogas.

Ele foi o segundo brasileiro executado na Indonésia em 2015 – o carioca Marcos Archer Cardoso Moreira, 53, teve o mesmo destino em 17 de janeiro, também pelo crime de tráfico.

O paranaense foi condenado à morte em 2005, um ano após ser preso no aeroporto de Jacarta com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe.

Outros sete estrangeiros condenados por tráfico foram executados nesta terça. A filipina Mary Jane Fiesta Veloso foi poupada, segundo a BBC.

"Tudo correu bem, sem interrupções", disse uma autoridade local.

Diagnosticado com esquizofrenia paranoide no ano passado, sua defesa tentou, sem sucesso, convencer autoridades a reverter a condenação. A família alegou que Gularte foi aliciado por traficantes por causa de seu estado mental.

Segundo relato do diplomata Leonardo Carvalho Monteiro, que o visitou na prisão no último sábado, Gularte reagiu com "delírio" à informação de que seria executado. Ele também rejeitou os três últimos pedidos a que teria direito antes de morrer.

Mas pediu para ser enterrado em Curitiba, sua cidade natal.

Depois de sua condenação há 11 anos, Gularte chegou a tentar suicídio na prisão. De acordo com sua prima Angelita Muxfeldt, sua situação médica piorou há três anos, e em 2014 uma equipe médica contratada pela família do paranaense o diagnosticou com esquizofrenia paranoide, sofrendo delírios e alucinações.

Ele foi avaliado novamente em março, mas o resultado do exame nunca foi divulgado pelas autoridades da Indonésia. A falta de informações gerou protestos da família e do governo brasileiro.

Em nota no último domingo, o Itamaraty classificou de "inaceitável" a execução de Gularte, dizendo que o governo da Indonésia se recusou a reconhecer a doença mental do brasileiro e fugiu "ao mais elementar bom senso e a normas básicas de proteção dos direitos humanos". Além disso, fez um novo apelo para que a execução fosse adiada.

O governo brasileiro já havia protestado após a morte de Marco Archer, em janeiro, convocando de volta seu embaixador no país, Paulo Alberto da Silveira Soares.

Um mês depois, o então novo embaixador indonésio, Toto Riyanto, teve recusada sua carta credencial por Dilma Rousseff e deixou o Brasil, ampliando o atrito diplomático entre os países. (Com BBC Brasil, "Folha de S.Paulo" e agências internacionais)

17 comentários:

Anônimo disse...

O BRASIL PODIA EXPORTAR TRAFICANTES PARA ESTE PAÍS...

Anônimo disse...

É SÓ APLICAR ESTA PENA AQUI NO BRASIL QUE NÃO SERIA NECESSÁRIO A CONSTRUÇÕES DE VÁRIOS PRESÍDIOS, E O DINHEIROS SERIA COLOCADO NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE DO BRASIL QUE É UMA...

Anônimo disse...

Imaginem se essa lei fosse aplicada aqui no Brasil quantos seriam executados por ano, se também fosse aplicada para corruptos, latrocidas e estrupadores, o país seria outro

Anônimo disse...

A pior chaga da atualidade são as drogas, destruindo famílias, escravizando jovens, bem feito.

O Parquense disse...

Menos um bandido brasileiro. Aqui no Brasil deveria ser assim também, com certeza as Penitenciárias se esvaziariam e o tráfico de drogas diminuiria também. Ah, e quem estiver com dó do vagabundo, vai até as Penitenciárias brasileiras e adota um traficante e fica esperando ele sair da cadeia pra levar pra casa.

Anônimo disse...

menos 1

Anônimo disse...

Se no brasil tivesse pena de morte quantos inocentes seria morto se a nossa justiça e falha

Anônimo disse...

Diante destas manifestações, ao invés do governo brasileiro defender estes criminosos, devia ouvir o que pensam cidadãos honestos e que suam para sobreviver. Quem sabe se manifestariam de outro modo. Mais um descalabro destes que estão ai!

Anônimo disse...

Engraçado como alguns alçam as vozes contra os traficantes, mas esquecem-se que só existem os trafica porque os playboyzinhos ficam enchendo o ra...a cara de droga,mas aí ele é doentinho e precisa se tratar uiuiui.
Tomem vergonha e pensem em aplicar então as mesmas penas aos vagabundos que consomem essas porcarias sob os teus olhos, hipócritas.
Ah, sou totalmente contra a pena de morte, mas sou totalmente favorável à prisão perpétua, JÁ A PARTIR DO 16 (DEZESSEIS) ANOS, também para o (coitadinho) do usuário. Ou então libera logo essa merd...e vamos parar de hipocrisia.
Ah, dá licença.

SUELI ALMEIDA disse...

Esse cara certamente não imaginava que esse seria seu último dia. Mas com certeza sabia do lucro que teria com o tráfico, lá na Indonésia, quando resolveu levar a cocaína..SÓ QUE LÁ A pena é MORTE. E lá as Leis funcionam, não adiantou nada ele alegar doença e etc. Aqui o governo não se preocupa com nada, com os jovens que estão se matando com as drogas e sendo mortos por traficantes. Dois pesos duas medidas, aqui a PRESIDENTA pedindo Clemência. enquanto centenas, milhares morrem pelo tráfico e falta de atendimento nos hospitais. E OS TRAFICANTES MANDAM E DESMANDAM NOS PRESÍDIOS.

Anônimo disse...

Eu tenho vergonha desse governo uma presidente pedindo clemência para um traficante. É o fim mesmo.

Anônimo disse...

Concordo com vc anonimo das 21:18.Pq o governo naum pede clemencia a mae que tem uma filha nos estados unidos que abusa dela.Peca clemencia a essa mae para ter a filha de volta.

Anônimo disse...

TRAFICANTE E CAIXAO E VELA PRETA! VAI TRAFICAR NO INFERNO RAÇA MALDITA.

Anônimo disse...

Quem apoia bandido, bandido é.

Anônimo disse...

Esse governo do PT é do lado dos traficantes! Dilma acha bonito defender os direitos humanos do traficante em questão. No entanto, não governa para as pessoas de bem desse País, provendo saúde, escola e emprego decente para trabalhadores! Fora Dilma! Presidente corrupta como vc merece a vergonha de um impeachment!!!!

Anônimo disse...

Todos os que postaram comentários aqui devem ajoelhar aos pés de um altar nos finais de semana. Devem ser assíduos frequentadores das igrejas e templos de Presidente Venceslau. Será que seguem mesmo os ensinamentos do MAIOR DOS HOMENS? Se existissem pena de morte aqui no Brasil, iríamos continuar assistindo a matança de pretos, pobres, putas, pés de chinelo, etc. Justiça cega e seletiva que temos, que acoberta sempre os ricos, sonegadores e castas sociais mais altas. Não sou a favor de bandidos, estupradores e traficantes. Cadeia, leis mais duras de confinamento e trabalho nos presídios. Pena de morte não. O DEUS de cada um de nós jamais pregou isso. Reciclem-se em suas crenças, evangelhos e religiosidade.

Anônimo disse...

LEI DOS HOMENS SIM... DE DEUS DEIXA QUE ELE RESOLVE... PRISÃO PERPETUA DÁ GASTO, PENA DE MORTE É UMA VEZ SÓ!!!