quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Post do Luciano Esposto

Post do Luciano
DIVERSIDADE

Dizem que o Brasil é o país da diversidade, no que concordo plenamente. Temos uma das maiores diversidades animais e vegetais do planeta. Algumas espécies de vegetais sequer foram catalogadas, fato que emerge toda vez que alguém descobre uma nova variedade no vasto ambiente amazônico.

Mas como uma nação não é formada apenas de fauna e flora, nosso povo também é fruto de uma grande diversidade. Arrisco dizer que dificilmente outro país tenha uma possibilidade étnica tão invejável quanto a nossa. Tirando os índios – os verdadeiros brasileiros – o resto é descendente da alguém lá de fora.

Agora, duvido que algo represente melhor essa miscigenação cultural que a música, pois nela mostramos quem somos e de onde viemos. Inventam e reinventam ritmos e letras com uma velocidade de fazer inveja a qualquer país desenvolvido.

Claro que nem tudo nessa história merece admiração. Por mais que seja eclético e ouça praticamente todo tipo de música, é impossível ficar alheio a Gangnam Style do Psy e agora, mais recentemente, Lek Lek Lek do MC Federado e os Leleques. Concordo com a premissa de que só ouve quem quer, mas como se opor quando um veículo passa rua à dentro tocando em alto e bom tom? Como não ficar compadecido ao imaginar Renato Russo, Cazuza, Cassia Eller e outros tantos compositores brilhantes virarem-se em seus caixões com a simples passada de um carro em frente ao cemitério ao som de: Ah..Lelek..Lek..Lek..?

E os vivos, coitados. Como deve sofrer Caetano Veloso, Roberto Carlos, Djavan, Marisa Monte, Ana Carolina e tantos outros a quem Deus presenteou com o dom das notas musicais?

Por sorte passam pela história da música do mesmo jeito que os carros com som estridente... rápido e sem deixar vestígios.

Luciano Esposto é poeta e escritor venceslauense.

2 comentários:

Unknown disse...

Nasci e fui moradora de PV e estou fora há 15 anos. Quando visito Venceslau em busca daquela famigerada tranquilidade do interior fico decepcionada com o desreipeito destes donos de veículos que circulam com som estridente pela cidade, isso sem contar o mal gosto musical. Não entendo porque ainda não fizeram uma Lei Municipal pra acabar com isso.

Unknown disse...

Diversidade sem repeito é imposição!