quarta-feira, 25 de julho de 2012

Post do Nando

Espaço do Nando
PROPOSTA


Inicio o texto já pedindo desculpas pelo mesmo referir-se (mais uma vez), à política local. Sei que os escritos estão ficando meio repetitivos, numa espécie de samba de uma nota só, mas o fato é que os próximos quatro anos nortearão os rumos de nossa comunidade, e creio que o tema mereça a devida relevância. A campanha eleitoral em nossa cidade ainda encontra-se morna, e isso é até compreensível, levando-se em conta que faltam alguns meses para as eleições municipais. Até aí, tudo dentro da normalidade. Mas eu tenho uma proposta a fazer aos candidatos a prefeito, à imprensa local, bem como a nossa sociedade: Por que não a organização de um debate?


Vejam bem, o fato de apenas dois candidatos concorrerem ao executivo, já facilita o formato do evento: tudo ficaria no “tete a tete”, “cara a cara”, muito mais desafiador, transparente e menos evasivo. A população teria a chance ímpar de ouvir, ver e analisar, durante a execução do debate, o conteúdo programático de cada um dos candidatos, entender quais são suas propostas e suas formas de tentar equacionar os problemas que a aflige.


Há pouco tempo atrás, a imprensa local fez um ótimo trabalho entrevistando o atual prefeito, bem como o Deputado Estadual prata da casa, que teve um bom contingente de votos em nossa comunidade. Participação brilhante da mídia impressa, da rádio, bem como da TV a cabo local. Portanto, creio que a realização deste evento, traria ótimos níveis de audiência, demonstrando maturidade democrática por parte de nossa sociedade.


Entendo que a campanha eleitoral presa somente aos comícios e à Propaganda Gratuita seja muito restrita, pouco dinâmica e principalmente, pouco esclarecedora. Cada um fala mais ou menos aquilo o que bem entende, expõe de forma vaga seus compromissos de campanha, quando não, dão aquela “cutucada básica” no seu adversário, que geralmente está distante, em outro palanque, em outro comício. Já no debate, é tudo diferente: o candidato está submetido a um mediador, frente a frente com oponente, exigindo maior obediência às regras, civilidade e respeito. O nível um pouco mais elevado, é quase que inevitável, promovendo ganhos reais aos seus ouvintes e telespectadores. Também seria interessantíssimo, que durante a execução do evento, fossem elaboradas perguntas pela população, através de cartas e correspondência eletrônica.


Por enquanto é isso, está feita a proposta, que eu adoraria que fosse aceita pela nossa imprensa, bem como principalmente pelos nossos candidatos a prefeito. Se tal evento realmente acontecesse, daria- me por satisfeito, pois após sua realização, não sagraria- se vencedor este ou aquele postulante: ganharíamos todos nós, enquanto sociedade madura e democrática.


Fernando Freitas é Funcionário Público Estadual e escreve às quartas-feiras.

6 comentários:

MAURO SÉRGIO disse...

Desde já manifesto meu apoio a idéia do cidadão Eldoradense pela iniciativa de propor uma debate, que, com certeza seria muito mais abrangente no que realmente decidirá o meu, o seu voto pra nossa cidade não figurar nas listas de cidades atarasadas em desenvolvimto, qualidade de vida, com saneamento básico,trabalho, educação, saúde (estes dois principalmente). Fica registrado meu apoio DEBATE SIM, POPULAÇÃO ESCLARECIDA

Anônimo disse...

Eu concordo com o colega acima...acho a proposta de debate muito pertinente...assim a população poderá ver quais são as propostas dos candidatos e assim decidir qual agrada mais...

Anônimo disse...

O que manda é proposta, é trabalho. vai do cidadão acreditar ou não na eleição passada houve debate com o Osvaldo Melo x Zécarlao na quadra do Dagão; um ofendeu o outro, hoje estão juntos abraçados forçando a barra. o povo não é tonto não.

JORGE DURAN disse...

Prezado Fernando, entendo que a proposta de um debate é realmente muito boa e pertinente.
Você sabe que alguns chamam o período eleitoral de “a festa da democracia”, mas da minha parte, considero este período como um momento de cidadania. Mais do que numa festa, estamos em processo de construção de uma cidade – da cidade que esperamos e idealizamos como mais justa e digna para nós e nossos descendentes. Vivemos, neste período um momento para refletir sobre os destinos da nossa cidade e da nossa gente; um momento apropriado para rever pontos de vista, para reavaliar conceitos e métodos administrativos.
Estou iniciando esta disputa com a mesma serenidade de sempre, com respeito às pessoas e sobretudo às leis que regem o sistema eleitoral, pois um país democrático se constrói e se estriba nos limites das regras socialmente estabelecidas, para que haja equilíbrio e proporcionalidade entre todos.
Estou convencido de que um debate entre os candidatos será necessário para que a população possa perceber mais claramente as diferenças que certamente existem entre eu e o meu concorrente.
Devo deixar claro que as diferenças que nos separam dizem respeito à ótica administrativa; dizem respeito ao modelo de gestão pública, que no meu ponto de vista deve ser aberto à participação popular; dizem respeito à forma de enxergar o cidadão como sujeito de direito às políticas públicas que - por lei -, lhe são estendidas (não são um favor); enfim vejo a administração pública de uma forma diferente daquilo que está sendo praticado, e acredito que boa parcela da nossa população pensa como eu e os meus companheiros e aliados de coligação.
Eu quero viver em uma cidade onde as pessoas sejam bem mais felizes!
Agradeço a proposta e aceitarei honrosamente o convite para participar de um debate.
Abraço a todos.
JORGE DURAN
RG nº 21.512.241 SSP/SP

Anônimo disse...

Muito bem Jorge Duran,a população quer ouvir suas propostas estamos precisando que Venceslau avance,do jeito que está não dá mais!!!

Anônimo disse...

Apoio totalmente Jorge Duran, você é meu candidato