terça-feira, 24 de abril de 2012

Carta a redação

Opinião
RADIALISTA FAZ DESABAFO
O radialista Mivaldo Rodrigues enviou "carta à redação" ao blog. No documento, faz um tipo de desabafo às pessoas que comentam o noticiário de nosso blog. Diz que o povo não quer só a informação, mas também que os profissionais da imprensa julgue e condene. Matéria interessante e que reflete bem o nível de "stress" que alguns repórteres e editores sentem em episódios tensos. Leiam a carta na íntegra:


CARTA À REDAÇÃO

Lendo os comentários e sendo indagado na rua sobre os acontecimentos do último sábado, em Presidente Venceslau, resolvi comentar o nosso trabalho naquela manhã trágica de 21 de abril.
Nunca é bom você ser acordado com um telefonema informando sobre acidente e com vítima fatal. Pois bem. Chequei todas as fontes e fui informado passo a passo do ocorrido no acidente da Carlos Platzeck. Quando colhia os dados para fechar a matéria, outro telefonema e outro acidente com vítima fatal, desta vez na Raposo Tavares. Neste sem a informação completa fui atrás dos contatos, mas tive que me deslocar até o local. Chovia. Senti e me preparei para o pior devido à gravidade do ocorrido. Pois bem. Nos dois casos foram colhidos os dados e prontamente divulgado ao vivo na Jovem Som FM. No mesmo instante era divulgado no blog do Toninho Moré. É ai que entra o lado mais perverso do debate: os comentários.
Questionam o porquê não foi divulgado o nome do motorista que provocou o primeiro acidente colocando em xeque tudo aquilo que foi feito num trabalho de captura de informação para não melindrar as partes envolvidas. Ora. O povo quer que a imprensa divulgue, julgue e condene. Não é nosso papel. Tudo o que nos foi passado veio das autoridades: polícia militar, polícia rodoviária e agentes da CART. Querem imputar à imprensa um papel que não é dela. Querem que nós assumamos um ato apenas para a satisfação de quem ouve ou lê o ocorrido e não é assim. Não pensem que foi legal ir para a cena do acidente e ver um pai de família morto ao volante e de imediato culpar às condições da pista, a velocidade do veículo ou questionar para onde iam ou vinham os dois acidentados na Carlos Platzeck assim como julgar e condenar o motorista. É preciso ter equilíbrio nestas horas. E existem os meios para isso e garanto que não é a imprensa.
Reportamos o fato com todo o cuidado que os casos mereceram. O desejo mórbido das pessoas foge do que prega o jornalismo. A informação sem sensacionalismo para satisfazer um ou outro.
Fomos questionados a não divulgação do nome do envolvido, chegando ao cúmulo de nos acusar de acobertar alguém de posse ou do meio social influente. Um absurdo.
A informação foi muito mais importante do que o julgamento da sociedade e isso garanto que foi bem feito porque o objetivo era informar.


Mivaldo Rodrigues RG 18.051.374

20 comentários:

Anônimo disse...

Mivaldo..parabéns pela carta, acredito que muitos gostariam de dizer o mesmo que você. As pessoas esquecem que existe sentimento por traz de cada notícias e apenas se preocupam com as críticas. Julgar e criticar é fácil principalmente que está do lado de fora.

Juliana C. disse...

Concordo plenamente com tudo que foi dito....Mas se tem um nome pra tudo isso, CURIOSIDADE, isso faz um mal enorme, não sou do meio jornalistico, mas entendo perfeitamente as regras, acho que a população precisa de um estudo maior sobre esses acontecimentos, é logico ficamos indignados com tudo, mas que diferença vai fazer postar o nome, falta um pouco de bom senso das pessoas, temos que rezar e ser solidários com as famílias das vitimas, e não dar fama a um "v.." que tirou a vida deles...temos que ser tolerantes, o bom senso existe só temos que saber usar nas horas certas e nos momentos certo. daqui uns dias será necessario tirar do blog as noticias, porque não é a primeira e nem a segunda vez que isto acontece, e como não existe meio termo o certo seria não divulgar mais nada...ai sabe o que ia acontecer????Uma indignação da população por vcs não divulgarem a noticia do ocorrido nos dia-a- dia da cidade...Ai vem a pergunta...Qual a melhor coisa a ser feita???
RESPOSTA=continuar postando, porque falando ou não os comentários serão sempre os mesmos, sempre existirão aquelas "cabeças pequenas",sempre existirá pessoas que julgam sem necessidade, enfim...essa é a "sociedade" em que vivemos.

Claudia Roberta disse...

"...A informação foi muito mais importante do que o julgamento da sociedade e isso garanto que foi bem feito porque o objetivo era informar..." Faço de suas palavras a minhas palavras, acho que isto já é o suficiente para que muitos entendam que nem tudo na vida é da forma que queiramos que ela seja, mas sim da forma que deve ser feito.

Anônimo disse...

Tá é se achando muito seu Mivaldo!
O povão é curioso mesmo! E daí! Limite-se a dar a notícia dentro da legalidade. Agora, isso é motivo para uma carta à redação. Tá querendo ibope! me desculpe a sinceridade!

Anônimo disse...

Gostaria que os venceslauenses e o povo brasileiro em geral fossem tao crítico assim como foram, quando do noticiário de currupção na política, mensalão, caixa 2 , e todos os tipos de escândalos políticos no BR, querendo saber o nome de todos os envolvidos e manifestando sua indignação em passeatas e nas urnas. Vamos nos preocupar com o que realmente interessa e prestigiar os profissionais da imprensa local em nos informar. Algo mais é fofoca. Vamos à luta contra a corrupção!

LUISA disse...

OI SOU A LUISA INTENDO OS DOIS LADO MAIS SO MOSTRA COMO O POVO SOFRE SEM NADA AQUI SEM MEIO PARA PIDIR SOCORRO. A FALTA DO USO CORRETO DAS LEI COMO EMPREGO,LAZER,SAUDE MELHOER,NOSSA POLICIAL PROTEJENDO O CIDADAO DE UM MODO GERAL FAZENDO VALER AS LEI DO NOSSO PAIS A EMPRESA E O POVO SEM POVO NAO HA A EMPRESA E TODOS NOS SOMOS IGUAIS FALAMOS E ESCREVEMOS O QUE SIMTMOS NO DIA DIA .

Anônimo disse...

Parabéns você disse tudo que muitos queriam dizer.Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra.
Bem aventurados os misericordiosos,porque eles alcançarão misericórdia.(Mateus.v:7.)

Anônimo disse...

haaaaa grandes coisa, mudou o mundo...

Anônimo disse...

MAS NÃO É ASSIM A DEMOCRACIA, O DIREITO DE SE EXPOR O QUE SE PENSA, O BLOG DO TONINHO É UMA BENÇÃO, É UTILIDADE PÚBLICA E NÃO PRIVADA, É O DIREITO DE EXPRESSÃO PORÉM NEM TODOS TEM O JEITO CERTO DE EXPRESSAR A SUA REVOLTA, O TRABALHO JORNALISTICO EXPRESSA ESSA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO,O POVO COMENTA AQUILO QUE LHE É PASSADO, ENTÃO PEGAMOS OS BONS COMENTARIOS DE PREFERENCIA OS QUE INFORMAM PROBLEMAS OU SITUAÇÕES E AQUILO QUE NÃO SERVE DEIXAMOS DE LADO,É SIMPLES ASSIM.

Anônimo disse...

curtir/compartilhar

Anônimo disse...

Por que a INFORMAÇÃO,atribuição da imprensa, não foi completa, sendo omitido nome de envolvido diretamente no caso? A função não é informar? Por que se informa pela metade?

Anônimo disse...

noffaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Não data de hoje o escamoteamento de informações da "imprensa" venceslauense, ela só está seguindo a "lei da oferta e da procura", camufla ou esmiuça conforme o INTERE$$E dos envolvidos em fatos noticiosos.

Anônimo disse...

UM SEGREDO PARA MATAR UM CURIOSO.
AMANHÃ EU TE CONTO....RSRSR

Anônimo disse...

vc fez sua parto agora curiosos morram kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Parabéns Mivaldo pela matéria. O nível intelectual de nosso povo é decadente.
O maior exemplo disso é nossa educação, onde um aluno termina o segundo grau e não consegue assinar o próprio nome.

ABRAÇOS

Anônimo disse...

SEU COMENTARIO ATE CONDIZ, MAS ME RESPONDA QUE JORNALISMO É ESSE, OS JORNAIS DE TELEVISAO, NAO ABREVIAM NOMES, DIVULGAM NA INTEGRA .

Anônimo disse...

MIVALDO!NÃO LIGA PARA ISSO NÃO!!!INFELIZMENTE VIVEMOS NO MEIO DE UMA SOCIEDADI MALDOSA!!!SEI O QUE É ISSO POIS SENTI NA PELE,,,NÃO LIGUE E NEM DE SATISFAÇÃO POIS O POVO,,NÃO SABE O QUE É DOR,,,,E SER JULGADO POR ISSO!!!!NÃO ESQUEÇA QUE ATÉ CRISTO FOI CONDENADO A MORTE!!PELO PRÓPRIO POVO!!!BJS

Anônimo disse...

BABAOOOO

COCICOV LEE disse...

Caro Mivaldo Rodrigues: INFORMAR É TUDO! Afinal,você é "jornalista" ou jornalista? Então: INFORME! Não se trata aqui de pessoas fofoqueiras querendo ver desgraça. Mas, SE a FUNÇÃO da IMPRENSA é INFORMAR, que o faça! DÊ NOME AOS BOIS! Tem medo de quê?